Cebola: Mesmo com demanda limitada, preço se eleva

Publicado em 30/03/2020 08:24

Na última semana (23 a 27/03), a cotação da cebola de Ituporanga (SC) reagiu pela quinta vez consecutiva. O aumento de 30,5% (R$ 57,57/kg) é uma resposta à redução de importados da Argentina, que cessaram o envio dos bulbos na intenção prevenir a disseminação do novo coronavírus. Nessa circunstância, cebolicultores de Santa Catarina são os principais responsáveis pelo abastecimento nacional.

Diante da oferta reduzida no País – devido à redução dos estoques no Sul, limitação no envio de cebolas da Argentina e entressafra e chuvas no Nordeste, os preços apresentaram novo aumento nesta semana, chegando a níveis elevados. Porém, devido ao isolamento social, as vendas foram dificultadas e nem todos os produtores conseguiram comercializar. O estoque feito pelo consumidor na semana anterior impactou as comercializações desta semana.

Alguns atacadistas paulistanos (Ceagesp) estão fechando os boxes mais cedo devido à baixa movimentação nos boxes e redução dos pedidos, que vêm sendo feitos, em sua maioria, por telefone ou e-mail. Além disso, importantes consumidores, como restaurantes e escolas, encontram-se com suas atividades reduzidas e paradas, impactando no consumo.

O principal reflexo observado foi o fraco escoamento em Ituporanga (SC) e ausência de vendas em Lebon Régis (SC). Com o COVID-19, o mercado tem demonstrado comportamentos incomuns, havendo oscilações no consumo da hortaliça e dificultando a realização de planejamento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário