Hortifruti: Boas práticas na comercialização em feiras livres

Publicado em 13/04/2020 08:28

Em parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi divulgada uma lista com orientações para as boas práticas na comercialização de alimentos em feiras livres, sacolões e comércio varejista, tendo em vista a importância destes canais para o escoamento de alimentos no País – sobretudo para pequenos produtores e agricultores familiares. O objetivo do manual é garantir a segurança alimentar, bem como dos trabalhadores e da população, durante o processo de abastecimento em meio à pandemia da covid-19.

Consideradas essenciais à população, todas as atividades da cadeia produtiva de alimentos (como produção, distribuição e comercialização) estão autorizadas a operar, com base em decreto federal n° 10.282/20 e na portaria n° 116/220. No entanto, para o pleno funcionamento, tais atividades devem estar em conformidade com as diretrizes apresentadas pelo Ministério da Saúde – pois, apesar da inexistência de evidências de que os alimentos possam transmitir o coronavírus, sua sobrevivência em superfícies, como plásticos, aço inoxidável e papelões, exige que os cuidados quanto à higiene sejam redobrados.

As medidas do manual incluem recomendações de higienização pessoal frequente para os trabalhadores e consumidores, de limpeza de ambientes, superfícies e utensílios que entrem em contato com alimentos (seja no transporte, no acondicionamento ou na manipulação), além de orientações quanto à estrutura e organização das feiras para manter o distanciamento social. Todos os itens da lista podem ser consultados aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário