Banana: Nanica se desvaloriza no Norte de SC
Desde março, o volume de chuva está bastante limitado no Norte de Santa Catarina, afetando a produção. De acordo com o Inmet, a estação meteorológica de Indaial (SC) registrou acumulado de apenas 24 mm na primeira quinzena de abril.
Com resultado, produtores relataram que este cenário afetou a granação de cachos já estabelecidos e pode resultar em perdas de produtividade e/ou atrasar a formação de novos cachos nos próximos meses. Isso porque a falta de água reduz a capacidade fotossintética da planta, seu crescimento vegetativo e o desenvolvimento das estruturas florais, que irão dar origem aos novos cachos.
Nesta semana (13 a 17/04), apesar de a oferta de banana nanica estar controlada no norte catarinense, a demanda esteve restrita. Assim, a variedade de primeira qualidade foi comercializada na média de R$ 0,95/kg na região, queda de 3% frente à anterior. Como a disponibilidade da variedade deve seguir baixa na próxima semana e produtores esperam que o volume de vendas seja maior, devido à “periodicidade” de compras no período de pandemia (consumidores estão indo às compras mais esporadicamente), esse cenário pode favorecer as cotações.
0 comentário
Manga/Cepea: Rentabilidade cai, mas se mantém acima dos padrões para novembro
Cacau fecha em alta de 1,1% em Nova York
HORTI RESENHA #126 - 2025 foi mais um ano desafiador para a citricultura brasileira
Cacau atinge máxima em um mês na bolsa ICE
Tomate/Cepea: Clima úmido eleva a incidência de bactérias nas lavouras de Itapeva
Banana/Cepea: Como foi o cenário de exportação brasileira no ano de 2025?