Cebola: Além da Argentina, Europa envia cebola ao Brasil
A ascensão das cotações da cebola no Brasil provocada pela redução do estoque catarinense abre espaço para a entrada de cebola estrangeira. Neste cenário, a compra de importados argentinos se intensificou muito desde sua liberação, no início de abril.
Nesta semana, as cotações em Porto Xavier (RS) reagiram 12,82%, fechando a R$ 76,15/kg. A oferta, por sua vez, foi um pouco limitada por chuvas no início desta semana, que impossibilitaram o tráfego de caminhões argentinos por 72 horas em estradas de terra e asfalto. Colaboradores do Hortifruti/Cepea comentaram que é possível o fechamento da aduana argentina devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, a perspectiva é que esta permaneça aberta, mas com restrições mais rígidas quanto ao tráfego de pessoas.
Além do bulbo argentino, foram registradas a entrada de cargas europeias no Brasil nos últimos dias. O primeiro carregamento não apresentou volumes elevados, mas há previsão de novos para maio, devido à alta das cotações internas. A qualidade da cebola europeia ainda é incerta, pois não chegou ao atacado paulistano (Ceagesp).
0 comentário
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços