Banana: Preço da nanica se estabiliza no Norte de SC
Após meses de baixa umidade, junho trouxe um alívio aos produtores do Norte de Santa Catarina. Segundo dados do Inmet, a estação meteorológica de Indaial (SC) registrou 148 mm até o dia 15, volume superior ao esperado no mês inteiro, que é de 106 mm na normal climatológica. Vale ressaltar que este volume ainda não é capaz de recuperar os danos causados ao desevolvimento dos bananais durante a seca, mas auxilia os produtores a retomarem o manejo adequado.
Caso esse volume pluviométrico se mantenha regular por mais algum tempo, será possível retomar as adubações, por exemplo, que já deveriam ter sido realizadas, favorecendo a produtividade no futuro. Na região norte-catarinense, a banana nanica de primeira qualidade foi comercializada a R$ 0,59/kg nesta semana (15 a 19/06), valor estável ao da semana anterior, mesmo com as vendas um pouco mais limitadas. A baixa oferta da região foi o que garantiu esse cenário de estabilidade e já indica o final de safra da variedade. Para a próxima semana, pode haver menos pedidos, devido ao período de fim de mês e à qualidade da fruta prejudicada com o frio.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção