Melão: Europa segue como principal destino da safra 2020/21

Publicado em 23/09/2020 15:53

As exportações brasileiras de melão da nova campanha (2020/21) se iniciaram em agosto, com desempenho positivo. No período, os embarques totais corresponderam a quase 5 mil toneladas da fruta, quantidade 6% superior à do mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Já a receita avançou 8% na mesma comparação, somando US$ 3,3 milhões (FOB).

Segundo exportadores consultados pelo Hortifruti/Cepea, o ocorrido se deve à baixa oferta da Europa, principal destino do melão brasileiro, que favoreceu o fechamento de contratos com os importadores – mesmo que de forma tardia. Destaca-se que a safra espanhola enfrentou problemas de produção relacionados ao clima e à pandemia da covid-19 neste ano, como a falta de mão de obra.

Para os próximos meses, apesar de ainda persistir a cautela em relação à pandemia, melonicultores brasileiros estão otimistas quanto à safra 2020/21. Isto porque, além da baixa oferta europeia, as chuvas ocorridas no Rio Grande do Norte/Ceará devem favorecer a produtividade e a qualidade dos melões, e o dólar valorizado frente ao Real – apesar de aumentar os custos de produção – pode contribuir para o retorno da atividade.

CHINA – Em setembro, ocorreu o primeiro embarque comercial de melão brasileiro à China, após a assinatura do acordo bilateral firmado no fim do ano passado, segundo notícias veiculadas pela mídia. Vale destacar que a abertura desse mercado foi importante, mas ainda deve ser desbravado aos poucos, em decorrência das dificuldades logísticas, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea.

Por enquanto, o envio contou com variedades tradicionais já conhecidas no Brasil e se deu pela modalidade aérea. Porém, esse tipo de transporte é mais caro frente ao marítimo e não permite o embarque de grandes volumes. Assim, agentes relataram que continuam analisando as demais possibilidades de fretes, considerando-se as longas distâncias e também os valores, bem como as possibilidades de investimentos em novas variedades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário