Melão: Oferta é baixa, mas demanda é ainda menor
Esta semana (28/09 a 2/10) registrou nova desvalorização do melão amarelo nas principais regiões produtoras. A maior queda de preços foi observada no Vale do São Francisco (BA/PE), onde, mesmo em entressafra, o amarelo vendido a granel foi cotado a R$ 0,95/kg, valor 32% inferior ao da semana passada. Produtores da região relataram que o fim de mês impactou fortemente na demanda pela fruta no período, até mesmo no mercado regional, visto a atual situação econômica do País.
No Rio Grande do Norte/Ceará, cenário similar foi observado: diante dos entraves citados anteriormente, nem mesmo as altas temperaturas nos principais centros consumidores (como Sudeste) conseguiram favorecer as vendas do melão. Assim, mesmo com a oferta doméstica ainda controlada pelas exportações, o amarelo tipos 6 e 7 foi vendido ao preço médio de R$ 29,50/cx de 13 kg, redução de 7% na mesma comparação. Vale destacar que muitos produtores relataram pressão dos compradores por descontos, pois estão reticentes em pagar elevados valores.
Para as próximas semanas, o início de mês e o clima mais quente pode contribuir para aumentar a demanda pelo melão. Entretanto, o volume disponível vai depender do das exportações. Por enquanto, espera-se que sigam “limpando” a oferta.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES