Ação de prevenção da mosca-da-carambola em Roraima conta com apoio de cão de detecção do Mapa

Publicado em 09/10/2020 09:32

A cadela Frida, integrante da Equipe K9 do Centro Nacional de Cães de Detecção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está no estado de Roraima reforçando as ações de prevenção à dispersão da praga Bactrocera carambolae (Mosca-da-Carambola). Treinados para detectar produtos vegetais e animais, os cães de detecção são eficientes na inspeção de bagagens e conseguem fiscalizar de forma mais ágil e precisa que outros métodos. 

Desde setembro, após a captura de um exemplar da praga na área urbana de Boa Vista, o Mapa tem realizado de forma conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) a fiscalização nas bagagens de passageiros com intuito de evitar o transporte da praga para outros estados. 

O trabalho com o cão está sendo realizado no aeroporto de Boa Vista e na rodoviária internacional da capital. Até o momento, já foram identificados frutas, sementes, hortaliças, pescado, produtos lácteos, entre outros. 

A mosca-da-carambola é caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil, e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras. 

O Ministério reforça para a população a importância de não transportar frutos e vegetais de áreas com ocorrência da praga que, ao se dispersar, pode gerar inúmeros prejuízos para os agricultores das demais regiões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário