Banana/Cepea: Sem excedentes de oferta em dezembro?

Publicado em 01/12/2020 10:42

Em anos anteriores, o volume de banana costumava preocupar produtores nesta época, tendo em vista o mercado mais travado – devido às férias escolares e à preferência por frutas típicas das festividades, como as de caroço – e a consequente ocorrência de excedentes de oferta. Porém, agentes estimam que, neste ano, a disponilidade de banana seja mais limitada no decorrer de dezembro.

Para a nanica, o cenário está ligado à estiagem nas duas maiores regiões produtoras da variedade, Vale do Ribeira (SP) e Norte de Santa Catarina, além do impacto do ciclone extratropical nesta última praça. Assim, a oferta, que geralmente é menor no segundo semestre do ano, foi ainda mais limitada em 2020 – cenário que deve se estender até fevereiro de 2021, quando o Vale do Ribeira (SP) deve voltar a fornecer maiores volumes ao mercado.

No caso da prata, a oferta também pode ser controlada em dezembro, já que a onda de calor que atingiu o semiárido brasileiro – onde estão as principais regiões produtoras da variedade –, de setembro a outubro, antecipou a maturação dos cachos que deveriam ser colhidos apenas no fim deste ano, forçando um pico de oferta naquele período.

Assim, espera-se que, diante do menor volume, os preços de ambas as variedades de banana possam fechar 2020 em bons patamares. No entanto, este cenário ainda dependerá da aceitação do mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário