Uva/Cepea: Exportações iniciam 2021 em alta
Assim como em 2020, as exportações de uvas têm se mostrado bastante atrativas a viticultores brasileiros neste início de ano. Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), os aumentos, em janeiro/21, foram de 3% em arrecadação e de 12,8% em volume, frente ao mesmo período do ano passado. Este cenário, por sua vez, traz boas expectativas aos produtores quanto ao desempenho das vendas ao mercado externo neste ano.
A demanda na União Europeia está firme atualmente, visto que a Índia e a África do Sul tiveram problemas com chuvas no início do ano e não conseguiram enviar tantos contêineres quanto o planejado. Além disso, com as precipitações intensas no Chile, o país sul-americano pode ter dificuldades em atender aos pedidos dos EUA, o que pode abrir espaço para o Brasil neste mercado.
Mesmo com o bom ritmo das vendas ao exterior, viticultores brasileiros estão conseguindo abastecer o mercado doméstico, visto que a demanda interna ainda é restrita. Assim, as importações estão em baixa, como no ano passado – registrando quedas de 68,5% em arrecadação e de 67,3% em volume, também na comparação com janeiro/20.
0 comentário
Frutas: produção no RS favorece consumo no verão
Retro 2025-Mandioca/Cepea:Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada
Cacau sobe em Londres após atingir mínimas de duas semanas
Mais oferta reduz preços de frutas, legumes e verduras em novembro
Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano
Feijão/Cepea: Valores estão mais firmes; produção no PR deve cair