Banana/Cepea: Preço da nanica sobe, mas o da prata desce

Publicado em 12/02/2021 11:49

Fevereiro começou com chuvas volumosas no Norte de Minas Gerais, importante região produtora de banana. Segundo dados do Inmet, a estação de Janaúba (MG) registrou 142 mm na primeira dezena do mês, volume 88% superior à normal climatológica esperada para o mês de fevereiro inteiro. Destaque para segunda-feira (08), que contou com 75 mm no dia. Apesar do ocorrido, produtores entrevistados pelo Hortifruti/Cepea ainda não relataram danos às plantações locais. Há atenção por parte de alguns produtores, porém, quanto à possibilidade de a chuva permanecer na região, o que poderia gerar alagamentos em algumas áreas com sistemas de drenagem inadequados.

Quanto ao mercado desta semana (08 a 12/02), a banana prata anã de primeira qualidade foi vendida por R$ 3,13/kg no Norte de Minas, valor 4% inferior ao da semana passada. Isso porque, apesar da oferta baixa, seus preços elevados afetaram a comercialização da variedade. Já a nanica de mesmo padrão registrou média de R$ 2,01/kg na praça norte mineira, aumento de 20% na mesma comparação. Essa variedade, por sua vez, teve uma boa procura por conta dos preços mais competitivos que os da prata. Para a próxima semana, espera-se que o preço da banana nanica se estabilize e o da prata possa até recuar novamente na região, diante da chegada da segunda quinzena – período mais calmo de vendas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário