Cebola/Cepea: Plantio se intensifica em São Paulo, no Cerrado e no Nordeste

Publicado em 11/03/2021 16:03

As praças produtoras de São Paulo, Cerrado e Nordeste estão no período de plantio da safra 2021 de cebola. Em Irecê (BA), as atividades tiveram maior concentração em janeiro, enquanto no Vale do São Francisco (PE/BA) o semeio tem sido mais escalonado. Na Bahia, o clima é favorável aos trabalhos, com chuvas bem espaçadas – e, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as precipitações registradas nas primeiras semanas de fevereiro não causaram prejuízos. Por outro lado, em Mossoró (RN), a condição climática é de estiagem, com índice pluviométrico inferior ao do mesmo período do ano passado, cenário que pode prejudicar os preparativos para a temporada.

Em Monte Alto (SP), o transplantio das mudas se iniciou em fevereiro, enquanto o plantio direto está previsto para o final de março. Já em São José do Rio Pardo (SP), produtores tentaram adiantar o semeio para colher no período de entressafra. A colheita de cebola nas praças paulistas está prevista para a segunda quinzena de junho. No Cerrado (MG e GO), os plantios foram antecipados para janeiro, no intuito de aproveitar melhores preços no período de entressafra, uma vez que, nos últimos dois anos, as cotações de cebolas colhidas entre o final de abril e junho foram bastante atrativas.

No Triângulo Mineiro, especificamente, o atraso na chegada de insumos dificultou a semeadura e parte dos produtores migrou para o sistema de transplantio e bandeja. Em Cristalina (GO), os trabalhos se reduziram na primeira semana de março, na comparação com o ritmo registrado nos meses de janeiro e fevereiro, em decorrência das fortes chuvas na região. O início da colheita em Goiás está previsto o final de abril, e no Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba, para meados de maio.

De modo geral, os fatores climáticos estiveram propícios aos trabalhos em todas as regiões produtoras até o momento – o que pode garantir uma produtividade satisfatória para a safra 2021.

Leia Mais:

+ Santa Catarina tem boa safra de cebola, apesar das adversidades climáticas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário