Batata/Cepea: Oferta se reduz em março, mas pandemia prejudica a demanda

Publicado em 19/03/2021 10:26

Na parcial de março (1° a 17/03), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 84,75 (ponderado pela classificação), na média das lavadoras do País, valor 2,4% abaixo dos de fevereiro/21 – os quais se encerraram em R$ 86,87 (ponderado pela classificação). Os primeiros 10 dias deste mês, conforme o previsto, foram marcados por alta nos valores do tubérculo, devido à desaceleração da oferta da safra das águas.

Porém, desde então, o mercado de batata tem registrado tendência de queda nos preços, sobretudo pela demanda mais lenta, após as novas medidas restritivas impostas para a contenção do avanço de casos da covid-19. Além disso, problemas na qualidade também vêm sendo relatados em parte do que é ofertado, devido à requeima, canela-preta e lenticelose.

Para o decorrer desta safra, a tendência é que a oferta continue se reduzindo, à medida em que a temporada se aproxima do final. Entretanto, a menor demanda pode continuar se sobrepondo à redução na oferta, pelo menos em março, período que ainda registra colheita expressiva da safra e, que, ao que tudo indica, poderá ter restrições ainda mais rigorosas quanto ao funcionamento do comércio. Já a partir de abril, a redução no volume de batata deve ser maior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário