Uva/Cepea: Janela de exportação se abre no Vale
A janela brasileira de exportação de uvas do primeiro semestre se iniciou oficialmente no Vale do São Francisco (PE/BA) neste mês. Viticultores esperam que, no período (que deve se estender até meados de junho), a oferta das uvas nordestinas fique mais controlada no mercado doméstico, podendo auxiliar na elevação dos preços atuais.
Apesar de as chuvas não terem sido tão prejudiciais quanto na temporada de 2020, há cachos com a qualidade afetada, dadas as precipitações nos meses passados. Em conjunto com a demanda baixa no mercado brasileiro, as cotações têm registrado quedas nas últimas semanas: nesta, a branca sem semente embalada foi vendida por R$ 7,42/kg, -18,1% frente à semana anterior.
No mês de março, os embarques para a União Europeia foram bastante reduzidos; além de parte das uvas brasileiras não atingindo as características exigidas pelo mercado local, a boa produção da África do Sul dificultou os envios. No entanto, vale apontar que as exportações aos Estados Unidos foram além das expectativas no mês passado, com alta de 134% em volume frente ao mesmo período de 2020, o que permitiu que o mês de março continuasse com os bons resultados observados no início do ano.
0 comentário
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços