Tomate/Cepea: Safra de inverno se inicia com alta dos preços

Publicado em 28/04/2021 11:26

Apesar das restrições de circulação de pessoas impostas para o controle da pandemia no Brasil, que limitam o comércio de HFs, o mês de abril tem sido marcado por melhores preços do tomate aos produtores, se comparados a março. Este cenário se dá, principalmente, pela menor oferta do produto, por conta da desaceleração da safra de verão e início ainda lento da temporada de inverno. Assim, a valorização frente a março, na parcial do mês (até o dia 27/04), é de 27%, à média de R$ 34,02/cx (ponderado por classificação) – o valor também está 19% acima dos custos de produção, que registram média de R$ 28,53/cx.

Ainda que a oferta esteja aumentando gradualmente nas lavouras de inverno, por conta da entrada de mais áreas em período de colheita, a maturação dos frutos segue controlada, devido às temperaturas amenas. Neste mês, Araguari (MG), Pimentas (MG), Paty do Alferes (RJ), Sumaré (SP) e Mogi Guaçu (SP) iniciaram a colheita de inverno.

No geral, nas praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, as expectativas de produção são positivas, principalmente devido ao clima propício (ameno e seco). Assim, os tomates estão com boa qualidade e, em sua maioria, graúdos e sem defeitos decorrentes de problemas fitossanitários – os quais seguem controlados na maior parte das áreas, tanto em termos de pragas quanto de doenças, sendo registrados apenas alguns focos, contidos por eficiente controle.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário