Batata/Cepea: Safra das secas se inicia lentamente

Publicado em 11/05/2021 11:29

Na parcial de maio (1° a 10/05), os preços da batata lavada tipo ágata estão em R$ 96,29 (ponderados pela classificação) na média das lavadoras do País, valor 19,3% superior ao de abril – de R$ 80,67, também ponderado pela classificação. A alta nas cotações já era prevista, tendo em vista que maio costuma ser um período de entressafra na bataticultura, com a temporada das águas se encerrando e a das secas em fase inicial.

PERSPECTIVAS – As regiões paranaenses – Curitiba, Irati, São Mateus do Sul e Ponta Grossa – iniciaram a colheita da safra das secas já na primeira semana de maio, mas ainda em poucos volumes, o que pode refletir em novas altas nas cotações do tubérculo neste mês. A intensificação da oferta, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, está prevista apenas para junho.

Por conta do baixo volume de chuva, os tubérculos apresentaram problemas no enchimento – resultando em batatas de baixo calibre e, consequentemente, em menor produtividade. O clima seco também eleva a incidência de pragas, como a larva-alfinete e a mosca branca, as quais afetam a qualidade do tubérculo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário