Cenoura/Cepea: Cotações caem significativamente em maio
O mês de maio foi marcado por constantes desvalorizações da cenoura em todo o território nacional. Nas principais praças produtoras, São Gotardo (MG) e Cristalina (GO), a caixa de 29 kg de “suja” foi vendida, em média, a R$ 9,65, valor 43% menor na comparação com abril.
O fechamento de estabelecimentos e a redução da circulação de pessoas, por conta das restrições da pandemia, têm dificultado o comércio e o escoamento das raízes, influenciando este cenário de baixa nos preços. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relatam, ainda, que a queda do poder de compra do brasileiro também tem reduzido a frequência de ida da população aos estabelecimentos, mesmo com a reabertura.
Porém, além das dificuldades em relação à demanda, o principal fator que tem afetado o mercado de cenoura é o maior volume de mercadorias – devido à maior área plantada em GO nesta temporada de verão. No mais, a produtividade do mês de maio também foi maior na comparação com abril, fechando à média de 70 t/ha e elevando ainda mais a oferta das raízes. Assim, na primeira semana de junho (31/05 a 04/06), os preços registraram média de R$ 6,45/cx.
0 comentário
Maçã/Cepea: Condições climáticas adversas preocupam produtores na região Sul
Batata/Cepea: Safra das águas tem início em dezembro em Bom Jesus
Melancia/Cepea: Envios brasileiros em novembro seguiram aquecidos
Melão/Cepea: Como foram as exportações do RN/CE em 2025?
Emater-MG orienta sobre manejo e produtividade da fruticultura durante a safra de verão
Conab verifica queda superior a 26% nos preços do tomate nos mercados atacadistas