Cebola/Cepea: Preço cai e rentabilidade do produtor está negativa em julho

Publicado em 29/07/2021 10:34

Neste mês de julho, as cotações da cebola têm seguido o movimento de queda registrado em junho, não sendo suficientes para pagar o custo de produção. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, este cenário é reflexo do alto volume nacional da mercadoria, que se elevou ainda mais após o início da colheita em São Paulo.

No Cerrado, nas regiões produtoras do Triângulo Mineiro (MG) e Cristalina (GO), as boas condições climáticas favoreceram a qualidade e a produtividade, contribuindo para a elevação da oferta e, consequentemente, desvalorização do bulbo. Além disso, as vendas do Nordeste têm sido dificultadas pela produção de cebolas miúdas e com baixo calibre – as quais são menos atrativas ao mercado consumidor.

Em São Paulo, nas regiões de Monte Alto e São José do Rio Pardo, a colheita foi iniciada em meados de julho e apresenta bons resultados, uma vez que a produção teve desenvolvimento positivo, favorecendo a qualidade dos bulbos. Em Divinolândia e Piedade, por sua vez, a safra está chegando ao fim. O frio intenso, registrado nos últimos dias, não chegou a impactar a cultura da cebola – mesmo nas áreas onde houve formação de geada, os danos não foram severos.

Vale ressaltar que este comportamento do mercado, além das condições favoráveis à produção, são reflexos do aumento na área plantada neste ano. A tendência, agora, é de intensificação da colheita paulista, o que pode continuar pressionando as cotações em todas as regiões em agosto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário