Cebola/Cepea: Cenário de oferta no Sul é positivo, apesar de registrar perdas na produção

Publicado em 03/12/2021 16:13

A região de Ituporanga (SC) teve clima favorável nesta semana (29/11 a 03/12), com sol e pouca garoa, influenciando em boa qualidade da cebola e consequentemente, aumentando os pedidos. No geral, a produção apresentou resultados melhores neste ano, ainda que tenha registrado algumas perdas nas lavouras.

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, houve problemas de florescimento por conta da falta de luz na primavera (principalmente no mês de outubro) e também baixas temperaturas, elevando a incidência de míldio e reduzindo o potencial produtivo. Assim, a produtividade não deve alcançar níveis elevados, mas é considerada satisfatória, no geral. Assim como no Nordeste, os preços dos insumos também irão afetar os lucros neste ano. Produtores que compraram insumo nos primeiros meses de 2021 terão maior lucratividade em relação àqueles que deixaram para depois.

O escoamento tem sido principalmente das cebolas das partes baixas do Estado, uma vez que não são armazenadas. Com relação ao mercado, quase não houve alteração nos preços, que variaram de R$ 1,40 a R$ 1,60/kg ao produtor – a amplitude se dá principalmente devido à qualidade do produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário