Secretaria de Agricultura lança Programa Cacau SP no Vale do Ribeira
Nesta quarta-feira (10/04), o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, participa do lançamento do Programa Cacau SP, na APTA Regional de Pariquera-Açu.
A iniciativa visa incentivar e apoiar a produção de cacau no Vale do Ribeira, região que apresenta clima quente e úmido na maior parte do ano e concentra a maior área contínua de remanescentes de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, o que favorece a expansão da cultura do cacau, uma vez que dispensa o uso de irrigação.
O Programa é uma parceria que acontece por meio de um termo de cooperação entre a SAA, a CATI e os institutos de pesquisa da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) – maior autoridade em cacauicultura das Américas, que visa permitir a instalação da cadeia produtiva de forma organizada no Planalto Paulista e também no Vale do Ribeira.
A partir dessa ação, já foram contabilizados cerca de 500 hectares de cacau cultivados no estado. Com o trabalho permanente dos extensionistas, pesquisadores e técnicos de apoio, parcerias firmadas e troca de conhecimento com os produtores, São Paulo será um importante pólo cacaueiro do Brasil, gerando mais renda e emprego.
Após o lançamento, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, estará disponível para entrevistas.
Serviço: Lançamento do Programa Cacau SP
Data: 10/04/2024
Horário: 8h às 17h
Local: APTA Regional de Pariquera-Açu - Rodovia Pariquera-Açu – km 460 – Laranjeirinha – Pariquera-Açu - SP
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES