CNA participa de debate da cadeia produtiva de cacau e sistemas agroflorestais
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil participou, na terça (11), de reunião na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura.
A assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, participou da reunião representando a entidade.
Durante a reunião, representantes do governo compartilharam informações sobre os trabalhos realizados para a segurança fitossanitária da cadeia produtiva, como a missão e os estudos conduzidos para a definição dos requisitos fitossanitários de importação de amêndoa de cacau.
De acordo com Letícia, assim como para os demais produtos importados, o Ministério da Agricultura realiza a fiscalização das amêndoas de cacau importadas. “A fiscalização verifica os cumprimentos dos requisitos fitossanitários para garantir a segurança do produto e da cadeia produtiva nacional”, afirmou.
No encontro, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) compartilhou resultados de estudos de fitossanidade do cacaueiro e melhoramento preventivo, tendo como material base clones originários em dois países - Equador e Costa Rica.
A reunião também tratou dos números do setor em 2024, e perspectivas de mercado. “Investimentos e ampliação nos plantios na região Oeste da Bahia ainda trazem expectativas para a produção nacional, com maior suprimento da demanda nacional, geração de renda e emprego”, explica Letícia.
0 comentário
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços
Cotada a R$ 0,94/kg, menor preço dos últimos 12 meses, a abobrinha italiana é o destaque da semana (01 a 05/12) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Menor oferta mantém preços em alta
Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint