Produção de limão tahiti conquista certificação de agricultura sustentável
A Frutas Katira recebeu a certificação e o selo MipExperience, que atesta o comprometimento com uma agricultura mais sustentável, por meio da utilização do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e bioinsumos e reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O MipExperience, criado em 2020 e idealizado pela Promip, é um programa voltado à inovação do manejo integrado de pragas que busca inserir tecnologias de produção responsável no ambiente rural que se encaixem nos custos do produtor.
O selo foi lançado em 2024 e agora chega ao primeiro produtor de limão certificado, depois de uma propriedade de tomates. As empresas agrícolas recebem o selo após conquistarem a certificação direcionada por uma companhia certificadora indicada pelo programa ou pelo próprio produtor. Além disso, os limões e suas embalagens podem exibir o selo para que o consumidor final saiba que aquele fruto foi produzido com boas práticas agrícolas.
O programa identifica frutas, legumes e verduras que seguem alguns pré-requisitos estabelecidos pelo MipExperience, como o manejo planejado com o uso de agentes biológicos integrados aos químicos para o controle de pragas, uso correto de insumos, uso racional da água e utilização de equipamentos de segurança. Marcelo Poletti, CEO da Promip, destaca que os produtores certificados passam por uma extensa qualificação e monitoramento para a adoção do MIP e dos produtos biológicos, seguidas de uma auditoria, além de adotarem o manual de boas práticas reconhecido pelo Mapa.”
A Katira foi certificada mostrando comprometimento com a agricultura sustentável e com a qualidade das frutas desde o processo de produção até a distribuição. O certificado foi entregue a Júlio César Del Grossi, Diretor Comercial da Katira.
Gracimara Ferreira, Analista de Processos e Qualidade na Katira comentou que essa é uma grande conquista para a empresa. “Nós sempre prezamos pela qualidade dos nossos produtos e pela sustentabilidade na produção das frutas, então ser reconhecido através deste selo mostra que estamos colhendo os resultados daquilo que acreditamos”, comentou.
0 comentário
Frutas: produção no RS favorece consumo no verão
Retro 2025-Mandioca/Cepea:Produção cresce em 2025, mas moagem não é otimizada
Cacau sobe em Londres após atingir mínimas de duas semanas
Mais oferta reduz preços de frutas, legumes e verduras em novembro
Da Serra Gaúcha aos Campos de Minas, ameixa é protagonista nas festas de fim de ano
Feijão/Cepea: Valores estão mais firmes; produção no PR deve cair