Alface/Cepea: Mês junino de preços baixos e saída lenta
Os preços das folhosas estão em queda há quatro semanas consecutivas nas regiões paulistas de Mogi das Cruzes e Ibiúna. Apesar da oferta controlada – já que produtores reduziram as áreas de plantio –, a fraca demanda vem pressionando as cotações. Colaboradores do Hortifrúti/Cepea relataram que já existem até mesmo áreas sendo gradeadas por falta de mercado para escoar todo o volume produzido.
Na parcial de junho (1º a 13/06), os preços médios ficaram em R$ 1,40/unidade para a americana em Ibiúna e em R$ 1,15/unidade para a crespa em Mogi. Esse cenário acende um alerta, já que os custos, por outro lado, só aumentam. Além dos desembolsos com os insumos, produtores de ambas as regiões têm relatado falta de mão de obra. Caso os preços continuem baixos, a margem (que já está apertada) pode ficar negativa e resultar em grandes prejuízos.
A qualidade, por sua vez, está boa no geral. A queda nas temperaturas resultou em algum volume de perda por queima de borda das folhosas – sobretudo em áreas de produção em baixada. No quesito fitossanidade, os problemas são pontuais quanto à ocorrência de míldio e bactérias.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção