Produção de mandioca cresce em Goiás e impulsiona o setor
Goiás é destaque no cultivo de mandioca no Brasil, registrando uma alta de 83% no Valor Bruto da Produção (VBP) durante a série histórica de 2016 a 2025, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). No período, o VBP da cultura no estado passou de R$ 116,7 milhões para R$ 213,5 milhões, superando o crescimento nacional.
Os resultados positivos também foram registrados nas lavouras, onde a produção estadual de mandioca aumentou 15,3%, alcançando 194,4 mil toneladas, impulsionada principalmente pela expansão de 18,3% na área plantada, entre 2020 e 2025. O movimento demonstra a consolidação da mandiocultura em diferentes regiões do estado e o papel central da industrialização no fortalecimento da cadeia produtiva, conforme aponta análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa).
Para o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, o avanço da cultura também é resultado direto dos investimentos públicos na agricultura familiar. “O Governo de Goiás tem investido no fortalecimento de diversas cadeias produtivas no estado. No caso da mandioca, políticas públicas como o programa Fábrica Móvel de Farinha e Goma e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são responsáveis por ampliar o beneficiamento e também o escoamento da produção, resultando nos avanços que estamos observando”, destaca.
0 comentário
Mais de 40 produtores e expositores brasileiros participaram da Fruit Logistica em Berlim na Alemanha
Produção de mandioca cresce em Goiás e impulsiona o setor
Há 69 anos, Ceplac fortalece a produção de cacau no Brasil
Cacau recua a níveis reais pré crise e abre oportunidade para indústrias planejarem custos de 2026
Cacau cai 7% em Londres, preços do café também recuam
Produção de tomate supera recorde com 4,7 milhões de toneladas colhidas em 2025 mas enfrenta desafios