Espaço físico não comporta mais a demanda da Ceasa

Publicado em 28/07/2009 10:05

A Ceasa de Uberaba, instalada em um terreno de 112 mil metros quadrados, já não comporta mais o movimento, tanto de produtores, quanto de compradores. A unidade conta com um galpão com 40 boxes, sendo que 37 estão ocupados por 30 permissionários e outros três serão licitados nos próximos dias.


De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, os atacadistas ali instalados estão vivenciando um crescimento acentuado do movimento comercial. "O movimento dos produtores que levam as suas mercadorias para comercializar às segundas e quintas-feiras teve um crescimento acima do que prevíamos. Houve o crescimento também do comerciante de hortifruti de Uberaba e região pela unidade. Toda essa frequência está fazendo com que nós pleiteemos à Ceasa Minas Gerais, que é a proprietário do imóvel, com a qual temos uma administração particularizada, que ela invista em mais um galpão para mais lojas", diz.

Investimento - Segundo José Humberto, através do crescimento do comércio da Ceasa, está sendo reivindicada uma duplicação na área e também a construção de um posto de apoio para os compradores. "Neste posto, pretendemos instalar equipamentos tipo painel eletrônico, objetivando mantê-los informados quanto às cotações diárias e outros assuntos de interesse dos mesmos. Toda a obra está orçada em R$ 3 milhões", esclarece Guimarães.
"A conjugação destes esforços tornará a Ceasa um atrativo seguramente promissor. Estamos mobilizando a direção da Ceasa para que ela conheça os números que nós disponibilizamos e ali instale o que pretendemos. Será ótimo para a população uberabense, para o produtor, para o comerciante que necessita de espaço para comercializar e para a própria Ceasa, que terá uma unidade entre São Paulo e Brasília, às margens da BR-050, que é um local altamente valorizado, e uma visibilidade extraordinária para os compradores", destaca.

Atendimento - Guimarães relata que as cidades do Vale do Rio Grande, tanto do lado mineiro quanto do lado paulista, frequentam a Ceasa, ou seja, umas 20 cidades comercializam na área. "Temos um elenco aproximado de 300 comerciantes que se alternam fazendo compra ali. "Pretendemos ampliar para 400 comerciantes. A nossa meta é criar uma regularidade, estabelecer que 100 produtores de hortaliças fiquem regulares na sua frequência na Ceasa, às segundas e às quintas-feiras, para atender a demanda que ocorre no local", diz.

Toneladas - José Humberto ressalta que no ano passado foram comercializadas 103.900 mil toneladas de produtos e neste ano foram comercializadas 55 mil toneladas. "Nossa meta é superar o ano passado, como vem acontecendo. O atacado Makro está sendo edificado ao lado do Ceasa na BR-050, confrontando com a Ceasa. Isso trará um aditivo favorável, uma função de benefício muito grande. Os comerciantes da região que vierem até o Makro seguramente vão passar pela Ceasa", argumenta.
"No próximo dia 6 de agosto será feito o edital de licitação para os três últimos boxes da Ceasa. Cada um possui 32 metros quadrados. Os comerciantes interessados podem comparecer à Secretaria da Agricultura com os documentos necessários para concorrer à licitação. Está sendo um ótimo negócio o comerciante se instalar na Ceasa", finaliza. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal de Uberaba - MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário