Tocantins é incluído no zoneamento para plantio da mandioca

Publicado em 10/03/2010 10:43
Os agricultores do Tocantins, que investem na cultura da mandioca, podem seguir o zoneamento agrícola de risco climático da safra 2010. Os períodos mais favoráveis e os municípios aptos ao plantio constam nas Portarias Nº 57, incluindo o Tocantins e mais 11 estados da federação. O MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou no último dia, 4, as normas do zoneamento.

A mandioca se adapta as mais variadas condições de clima e solo, especialmente em regiões quentes e úmidas. Temperaturas abaixo de 15º C retardam e podem paralisar o crescimento da planta. Para elaborar o zoneamento, foram analisadas as séries históricas de 15 anos de dados diários de chuva e de temperatura. Considerou-se, também, a disponibilidade máxima de água no solo, no período do plantio e nos quatro meses imediatamente posteriores.

A mandioca se constitui num dos alimentos mais ricos em carboidratos e desempenha papel importante na alimentação humana e animal. Além de alimento, também é fonte de renda para pequenos agricultores nos assentamentos das regiões Norte e Nordeste. De acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Tocantins produz cerca de 300 mil toneladas de mandioca por ano, com plantio nos 139 municípios do Estado.

Segundo o responsável pelo setor de mandioca da Seagro, José Vieira Jucá, a cultura é uma alternativa em geração de emprego e renda, principalmente para os agricultores familiares. “Essa é uma atividade agrícola que pode ser mais explorada, pois existe uma demanda muito grande pelos produtos derivados da mandioca”, disse. Jucá ainda acrescentou que o zoneamento define as condições favoráveis para o plantio da raiz, além de possibilitar o acesso às linhas de créditos rurais e benefícios de seguros agrícolas.

Além do Tocantins, estão também no zoneamento, o Piauí, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Acre, Minas Gerais e Rondônia.
Incentivos - A Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentiva o plantio da mandioca, ao longo de 2010, com ações de desenvolvimento nos setores da pesquisa e unidades demonstrativas. Essas ações com tecnologias e práticas preconizadas, visam à melhoria da produtividade da raiz.

Distribuição - Como forma de incentivar essa cultura no Tocantins, na quarta-feira, 17, os técnicos da Seagro estarão distribuindo ramas de mandioca. A distribuição acontece na Secretaria de Agricultura. A ramas são produzidas na unidade de demonstrativa de agricultura orgânica do Centro Agrotecnológico de Palmas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gov. do Tocantins

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário