Farinha de mandioca registra maior índice de produção nos últimos sete anos

Publicado em 10/03/2010 18:51

Em <?xml:namespace prefix = st1 />2009, a produção brasileira da farinha de mandioca alcançou o maior índice nos últimos sete anos, 583,11 mil toneladas, menor apenas que o registrado em 2002, quando chegou a 667 mil toneladas. Os dados, apresentados na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca e Derivados, nesta quarta-feira (10), em Brasília, são resultados de pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade Federal de São Paulo.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A produção em 2009 foi 3,3% superior á de 2008, com 565,11 mil toneladas da farinha. Já o preço médio da farinha registrou leve queda e fechou o ano a R$ 939,21 a tonelada, contra R$ 961,64, em 2008. A fabricação da farinha de mandioca está concentrada no Paraná, com 71%, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Goiás.

Padrão - Na reunião também foi apresentada a proposta de instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para definir o padrão oficial de classificação da farinha de mandioca, com os requisitos de identidade e qualidade. A norma aplica-se ao controle de qualidade da farinha de mandioca destinada à comercialização interna, importação e exportação. Cor, sabor, acidez, ingredientes, teor de amido, umidade, tipo, torra, forma de manipulação deverão ser analisadas.

“A instrução normativa surgiu da necessidade de revisar o padrão, anteriormente, usado para classificação da farinha, pois, não estava abrangendo todos os tipos produzidos do Brasil”, explica o técnico do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Rafael Barrocas. Segundo ele, a proposta de norma foi elaborada com a participação de pesquisadores, laboratórios, entidades públicas e privadas ligadas à cadeia produtiva da mandioca. A instrução normativa, publicada na Portaria Nº 347, de <?xml:namespace prefix = u2 />12 de janeiro de 2010, está em consulta pública, até 12 de abril. (Sophia Gebrim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário