Novidades na produção de melão podem aumentar exportações

Publicado em 16/04/2010 09:23
A produção de melão no Sertão do São Francisco vai receber um importante incremento nos próximos meses, que promete fortalecer a competitividade no mercado brasileiro e iniciar a exportação em grande escala. A Prefeitura Municipal de Floresta, maior produtor da fruta em Pernambuco, anunciou a construção da primeira casa de embalagem (packing house) pública do estado. O setor de irrigação também deve passar por alterações, do modelo tradicional (de infiltração através de sucos) para o de gotejamento, com melhor aproveitamento do solo. Juntas, as duas iniciativas devem fazer dobrar a produção, que atualmente é de 10 mil toneladas anuais.


Município produz atualmente 10 mil toneladas da fruta por ano Foto: Edmilson Fontes/Divulgação
O investimento na casa de embalagem é de R$ 900 mil, com recursos da prefeitura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). A packing house terá dois galpões em 860 metros quadrados de área construída, onde funcionava um centro de abastecimento do município que dispõe de uma infraestrutura específica para atender o projeto. A previsão é que o empreendimento sejá concluído até o mês de agosto. As exportações devem ser iniciadas na safra de 2011.

No local, haverá equipamentos para seleção, armazenamento e padronização do melão para venda in natura. Câmaras frias para conservação do produto, darão suporte à produção. Os pequenos agricultores contarão ainda com um caminhão exclusivo para o transporte das safras da zona rural até a packing house. O projeto colocará Floresta dentro das condições de qualidade exigidas pelo mercado permitirá o escoamento da produção para centros distantes, além de diminuir as perdas durante as colheitas.

A área de produção do município tem entre 400 hectares e 500 hectares. Com a packing house, o objetivo é dobrar essa área. Segundo o secretário de produção rural de Floresta, Murilo Alexandre, o anúncio da obra chega em bom momento para os cerca de 200 pequenos produtores. "A packing house vai possibilitar a negociação direta entre os produtores e fornecedores, além de atrair investimentos em setores outros econômicos, como indústrias de equipamentos, produção de caixas e maquinário", afirmou.

Gotejamento - Amanhã, autoridades discutem no município a proposta para aumentar o uso do sistema de irrigação por gotejamento, já que 70% da produção de melão são alimentadas pelo modelo tradicional. A meta é promover até 2012 a migração do sistema em até 50%. Entre os benefícios, estão a diminuição de custos, melhor aproveitamento da água e do solo, aumento da produtividade e da qualidade do produto. O encontro também discute capacitações, reciclagens e questões sobre o manejo fitotécnico, fitossanitário e de pós-colheita, com destaque na produção integrada, viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto.

Boa parte dos agricultores que utilizam o sistema de gotejamento teve a produção elevada de 25 toneladas por hectare para 40 toneladas por hectare. De acordo com o engenheiro agronômo do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Orlando Antônio, a área plantada terá um incremento a curto prazo. "Com o novo sistema, a boa qualidade do solo e a disponibilidade hídrica existente, Floresta vai alcançar uma área plantada de 800 hectares", completou.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Pernambuco

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário