Produção de vegetais deve seguir Boas Práticas Agrícolas

Publicado em 08/07/2010 15:22
As normas de classificação de vegetais são estabelecidas pelo Ministério da Agricultura
Mais de 60 produtos vegetais adotam padrões oficiais de classificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As normas abrangem fibras (algodão, juta, rami), grãos (arroz, feijão, milho, soja, ervilha), óleos (de soja, milho, girassol), farinhas (de mandioca e  trigo), hortifrutis (abacaxi, alho, banana, batata, cebola, kiwi, maçã) e outros, como tabaco, cravo, pimenta-do-reino, castanha-do-brasil e castanha de caju.
Os agricultores devem ficar atentos à qualidade dos produtos, seguindo as regras estabelecidas para cada fase do cultivo. As Boas Práticas Agrícolas (BPA) e de Fabricação (BPF) são incentivadas e supervisionadas por órgãos como as Assistências Técnicas Rurais (ATER) e institutos de pesquisa. Além disso, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) divulga publicações com esclarecimentos sobre o assunto.
As boas práticas são conjuntos de princípios, normas técnicas aplicadas à produção, processamento e transporte de alimentos, voltados para os cuidados com a saúde humana, proteção do meio ambiente e melhora das condições dos trabalhadores e suas famílias. “Os produtos vegetais devem ser classificados, com base na Lei 9.972/2000, quando destinados diretamente à alimentação humana, em operações de compra e venda do poder público e em portos, aeroportos e postos de fronteiras, no caso de importação”, explica o coordenador-geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Fernando Penariol.      
O padrão oficial de classificação define critérios de identidade e qualidade, amostragem, apresentação e a marcação ou rotulagem. Estão autorizadas a classificar os produtos vegetais apenas empresas ou entidades credenciadas pelo Ministério da Agricultura.
Classificadores - Profissionais da área agronômica, como engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, habilitados em cursos aprovados pelo Mapa, podem classificar produtos vegetais. Atualmente, 4.392 classificadores estão registrados no Cadastro Geral de Classificação do ministério
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário