Brasil é o 3º produtor mundial de frutas

Publicado em 11/10/2010 09:39
A fruticultura brasileira vem se expandido nos últimos dez anos, com saldos positivos crescentes e impacto favorável na economia do país. O incremento da produção de frutas alcança, em média, 2,5% ao ano, desde 1990, mantendo a mesma taxa do crescimento das exportações.

O processamento de frutas na forma de sucos, doces e outros produtos, vem se ampliando e ganhou impulso com a concessão de Linha Especial de Crédito (LEC) para apoiar a comercialização de frutas. Goiaba, maçã, manga, maracujá, pêssego, banana e mamão são exemplos de frutas incluídas nesse recurso. A LEC financia a estocagem das frutas processadas, evitando picos de oferta e baixos preços, além de incentivar a agroindustrialização no setor, ainda pequena, e facilitar o acesso a novos mercados internos e externos.

O Brasil, com mais de 30 pólos produtivos, é o terceiro maior produtor mundial de frutas, depois da China e da Índia. Das 42 milhões de toneladas produzidas em 2008, em mais de 2 milhões de hectares, 65% foram consumidas internamente e 35% embarcadas para o mercado externo, principalmente na forma de sucos de laranja. Depois da laranja, a banana, a uva, o melão e a melancia também merecem destaques. Os fruticultores vêm adotando tecnologias avançadas para melhorar a qualidade das frutas e possibilitar preços mais atrativos.

Congresso - A 21ª edição do Congresso Nacional de Fruticultura (CNF) - Frutas: Saúde, Inovação e Sustentabilidade será realizada de 17 a 22 de outubro no Centro de Convenções de Natal (RN). Serão apresentados trabalhos recentes dos principais centros de pesquisa e universidades do país. Estão previstos minicursos sobre produção de uvas e vinhos, fruteiras orgânicas, manejo integrado de doenças e de pragas, produção integrada de frutas e capacitação de estudantes.

Os técnicos do Ministério da Agricultura e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participam de mesa-redonda sobre produção integrada de frutas, de minicursos e apresentam trabalhos técnicos e científicos. Durante o congresso, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fruticultura do Ministério da Agricultura reunirá representantes do governo e da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário