Produtores de frutas driblam dificuldades no comércio exterior

Publicado em 25/10/2010 06:36
Enfrentando dificuldades como a valorização do real frente ao dólar e a falta de infraestrutura para escoar produção, a fruticultura brasileira vem buscando alternativas para aumentar as exportações, uma vez que o mercado interno ainda é muito pequeno. Esses assuntos foram debatidos no 21º Congresso Brasileiro de Fruticultura, realizado em Natal realizado esta semana.

De acordo com o presidente do congresso e agrônomo da Embrapa, Amilton Guerra, maior dificuldade enfrentada pelo setor na atualidade é não contar com uma política governamental de planejamento, que priorize os gargalos na logística, principalmente no que diz respeito à infraestrutura, promovendo a construção de estradas, portos e aeroportos, por exemplo.

Outro desafio apontado por Guerra são as cargas portuárias elevadas. Ele afirma ser bastante difícil driblar essa dificuldade, uma vez que brigar com o comércio exterior é uma árdua batalha travada contra países que são formadores de opinião no mercado mundial, cujas economia e política são muito fortes.

O agrônomo lembra que há cerca de dois anos houve um embate entre o Brasil e países da Europa, quando o fornecimento brasileiro de banana para aquele continente por pouco não foi cancelado. “Foi uma briga grande. Naquela ocasião, elevaram toda a nossa carga tarifária, para impedir que exportássemos. Isso criou uma disputa enorme e entramos junto a órgãos que controlam o Mercado Comum Europeu, até que conseguimos reverter a situação”, conta.

Em relação ao mercado externo, Guerra diz que apesar de ser o principal foco do setor, hoje não é mais tão atrativo quanto há cerca de dois anos, por causa da valorização do real frente ao dólar. “Com a moeda americana custando R$ 1,65 o nosso lucro é muito reduzido. O ponto de equilíbrio é R$ 1,70, principalmente no que diz respeito aos produtos fortes do Rio Grande do Norte, que são castanha de caju, melão e banana”, analisa.

O agrônomo aponta os mercados europeu e americano como aqueles que mais recebem frutas brasileiras e diz que hoje o produto está começando a entrar em países do Oriente Médio e no Japão. Nestes, vêm sendo necessárias adequações, no que diz respeito à quantidade de agrotóxicos utilizada durante o cultivo, bem como na observação de regras que garantam o respeito ao meio ambiente.

Inovação

Para os próximos anos, Guerra diz que uma das novidades do setor em terras potiguares deverá ser a introdução de culturas de clima temperado no semi-árido. A expectativa é de que seja possível o cultivo de maçã, pera, uva e ameixa.

O agrônomo conta que já existe uma experiência bem sucedida com essas frutas na cidade pernambucana de Petrolina. Além disso, no Rio Grande do Norte há o cultivo de uva em uma área de 50 hectares. “Queremos mostrar ao nosso agricultor que ele tem outras alternativas”, destaca.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Tribuna do Norte

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário