Brasil lidera exportação de sucos, mas busca novos mercados

Publicado em 08/06/2011 07:45
De cada cinco copos de suco de laranja consumidos no mundo, três são produzidos nas fábricas brasileiras. De acordo com dados da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos – CitrusBR, o Brasil detém cerca de 50% da produção mundial de suco de laranja, exporta 98% do que produz e, com isso, alcança 85% de participação no mercado mundial. Números que surpreendem, mas que também preocupam. Após queda no consumo de suco cítrico nos principais países compradores, setor tenta recuperar mercados estagnado e buscar novos negócios.

Segundo o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, os principais importadores de sucos cítricos brasileiros são a União Européia, com 70% do produto exportado, e Estados Unidos, com 18%, seguidos de China e Japão, com 3% do exportado cada um. Entretanto, há aproximadamente uma década o mercado europeu ficou estancado e os Estados Unidos tiveram queda de 25% no consumo da bebida. “Este é um quadro de estagnação para o Brasil como maior produtor e exportador. Espera-se que os grandes mercados aumentem o consumo e os emergentes comecem a consumir o produto”, afirma Lohbauer.

Com objetivo de conquistar novos mercados, empresas exportadores e a Associação trabalham com ações e projetos. Há um mês a CitrusBR lançou a campanha I feel Orange (www.ifeelorange.com) em um portal próprio na internet e em diversas redes sociais. A campanha visa promover o consumo do suco de laranja no mundo apresentando-o não apenas como um produto, mas uma atitude e um estilo de vida.

Já as empresas exportadoras planejam eventualmente instalar filiais na China, país que tem aumentado importação da bebida. Um dos motivos é que o suco brasileiros é exportado a granel, que é mais barato que em tambor, sistema utilizado por aquele país. “O mercado chinês na última década dobrou de tamanho, mas ainda é muito pequeno. A China tem muita fruta in natura, são os primeiros produtores de tangerina no mundo. Ela tem uma concorrência grande”, comenta Lohbauer. Entretanto, o presidente ressalta que à medita em que a renda do chinês aumenta e que a população urbana vai comprando mais em supermercado e mudando seus hábitos de consumo, este pode se tornar um bom investimento a longo prazo.

Citricultura no Brasil

Com cerca de 165 milhões de árvores em 2010, a citricultura no Brasil envolve direta e indiretamente cerca de 230 mil empregos, gerando uma massa salarial de R$676 milhões. O PIB do setor é de U$6,5 bilhões (2009), dividido em U$4,39 bilhões no mercado interno e U$2,15 no mercado externo.

Segundo a CitrusBR, a estimativa da safra de laranja de 2011-12 do Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro é de 387 milhões de caixas de laranja de 40,8 Kg.

Passo a passo do suco (Com informações da CitrusBR)

No pomar

Uma vez que o produtor tenha decidido plantar uma laranjeira, ele demorará no mínimo 3 anos para obter o primeiro fruto e quase dez para que a árvore atinja sua maturidade. O desenvolvimento de mudas cítricas que atendam as demandas do mercado, o uso da fertirrigação, o combate ferrenho às pragas dos citros e modernas técnicas de plantio contribuem para a produção de frutas de primeira qualidade, produzidas de acordo com exigentes padrões internacionais.

Laranjas da mesma árvore não necessariamente amadurecem no mesmo período. Por isso, no Brasil, a colheita da laranja ocorre de maneira 100% manual, sendo que um colhedor experiente pode colher até 3.000 kgs de laranja por dia. Após a colheita, a laranja pode ser destinada ao mercado consumidor local ou externo, como fruta in natura, ou à indústria processadora, que utilizará a fruta para a produção de suco, ácido cítrico, óleos essenciais, entre outros subprodutos.

Na indústria

Grande parte da produção de laranjas no Brasil tem como destino a indústria processadora de suco, responsável por fabricar cerca de 50% do suco mais consumido no mundo. A qualidade da bebida também é testada no que diz respeito a contaminantes, sabor e aroma.

As principais etapas são: recebimento da fruta, armazenamento nos bins, lavagem dos frutos, seleção e classificação, extração, mistura e homogeneização.

Transporte e Logística

Navios especialmente feitos para o transporte de suco de laranja, com tecnologia específica para que as propriedades do suco sejam mantidas, levam o produto dos portos brasileiros até terminais próprios das indústrias espalhados pelo mundo. Ao todo, são mais de 10 terminais em portos nos EUA, Bélgica, Holanda, Japão e Austrália, além do Brasil.

Da Embalagem ao Copo

O suco de laranja exportado pelo Brasil é engarrafado por grandes empresas estrangeiras, que finalizam o processo de produção do produto. Após embalar o suco de laranja ou, se for o caso, diluí-lo para fazer néctares e refrescos, as empresas engarrafadoras podem colocar produtos com suas próprias marcas no mercado, chamados de "branded", ou vendê-los com o marca de algum grande atacadista, o que se chama "private label".

Em comemoração ao Dia do Citricultor, 08 de junho, o presidente da CitrusBR Christian Lohbauer cumprimenta o produtor e destaca a importância da crença do dele no setor. “Esta é uma das atividades de maior risco da agricultura brasileira, pois demanda um investimento muito alto no início da atividade, além de doenças no processo de produção. O citricultor é forte e deve continuar acreditando na cultura, pois esta é uma atividade arriscada, mas muito honrosa”.

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Fonte:
Agrolink

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