Amendoim: sensível, mas produtivo

Publicado em 19/09/2019 07:58

 

Amendoim

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dão conta de que a produção total do amendoim na safra 2018/2019 teve um incremento de 15,8% em relação à temporada anterior. Aliás, nos últimos 15 anos o volume colhido triplicou, principalmente pelo aproveitamento de áreas de reforma e consorciação com a cana-de-açúcar. E, agora, o Brasil dá início a um novo ciclo, com boas perspectivas.

De acordo com Nathalie Yamashita, da área de Desenvolvimento de Mercado da BASF, os produtores estão muito mais confiantes e as expectativas otimistas quanto as condições climáticas, e fazem com que almejem produtividades entre 420 a 500 sacas/alqueire. A sensibilidade da cultura, porém, pede cuidados assertivos para evitar prejuízos. Na época de semeadura, por exemplo, é definida por uma série de fatores ambientais que, além de influenciar no rendimento, também podem afetar as estruturas e o desenvolvimento da planta. Nesse sentido, especialistas da Conab são bastante enfáticos: semeaduras em períodos não recomendados podem causar reduções drásticas na produtividade devido a alterações negativas no desenvolvimento da cultura.

Outro ponto importante a se destacar é a recorrência de doenças e pragas, que pouco muda de um ano para outro. “Doenças como pinta preta, mancha castanha, ferrugem e verrugose são as que ocorrem com maior frequência no cultivo do amendoim. E, se neste ano as previsões climáticas se confirmarem, teremos uma safra com altas produções, porém com alta probabilidade de ocorrência dessas doenças”, comenta Yamashita. Isso porque umidade e temperatura elevadas favorecem o desenvolvimento do amendoim, assim como para a incidência de fungos, vírus e pragas que infestam a cultura. “Nas últimas safras, inclusive, a ocorrência do percevejo preto, Cyrtomenus mirabilis, vem preocupando produtores de algumas regiões. Por ser uma praga de solo, que ataca a vagem do amendoim já em fase final de formação e maturação, os prejuízos são enormes.” Para essas questões, o controle químico ainda é o principal método utilizado na cultura, conforme informações da Embrapa.

Yamashita ressalta, ainda, as preocupações do agricultor com as perdas de colheita, que geralmente ocorrem provenientes do arranquio e estão relacionadas ao excesso de maturação do pedúnculo ou à desfolha prematura da cultura em função de doenças. “Mas é preciso estar ciente de que outros fatores também têm influência para esta situação, como o excesso de compactação do solo, solos extremamente encharcados, ou secos demais”, complementa, enfatizando a importância do manejo eficiente de doenças, pragas e plantas daninhas, bem como do preparo do solo.

Nesse sentido, a recomendação da BASF é investir em insumos de qualidade para correção e nutrição do solo, sementes certificadas e de variedades adequadas ao ambiente de produção além de fazer uso das boas práticas agronômicas, como pulverização de defensivos registrados para a cultura, adoção de rotação de princípios ativos para evitar a resistência de pragas e fungos, de acordo com as tecnologias de aplicação indicadas pelos fabricantes.

Amendoim

Soluções BASF para o amendoim

TRATAMENTO DE SEMENTES: Standak® Top

INSETICIDAS: Nomolt® 150

FUNGICIDAS: Abacus® HC, Ativum®, Caramba® 90, Comet®, Opera®, Opera® Ultra, Orkestra® SC

HERBICIDAS: Herbadox® 400 EC, Plateau®, Amplo®

Andef

Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Restrição temporária no Estado do Paraná: Plateau® para os alvos Emilia sonchifolia e Indigofera hirsuta na cultura do amendoim. Registros MAPA: Abacus® HC nº 09210; Amplo® nº 00508; Ativum® nº 11216; Caramba® 90 nº 01601;  Comet® nº 08801;  Herbadox® 400 EC nº 15907; Nomolt® 150 nº 01393; Opera® nº 08601; Opera® Ultra nº 09310; Orkestra® SC nº 08813; Plateau® nº 02298; Standak® Top nº 01209.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BASF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • dejair minotti jaboticabal - SP

    Nathalie, permita-me, por gostar da cultura, fazer algumas colocações..., a parte fitossanitária tem um peso muito grande no sucesso do produtor de amendoim. Vou me ater em comentários que compõe o bojo de ações para o coroamento de tão árduo trabalho, que é nosso querido amendoim...

    Vamos lá, a Conab esta sendo satanizada pelos especialistas em soja por discordâncias gritantes na cultura, logo é melhor seguir o USDA em relação ao Brasil..., o artigo inicia dizendo que houve um aumento na produção de 18/19, mas todos sabem que a quebra nesta safra foi grande..., portanto,caso seja aumento de área, ninguém pode precisar pois não há dados conhecidos, ... ou seja, o da Conab não bate... (comentários feito no sentido de colaboração).

    1