Participe da "Rota do Azeite", viagem que conhecerá a cadeia produtiva de azeite de oliva em Portugal

Publicado em 23/09/2019 17:50

LOGO nalogo

 rota azeite 01

O site Notícias Agrícolas, em parceria com o Link Rural Tours, participará de uma viagem técnica que conhecerá a cadeia produtiva de azeite de oliva em Portugal. O país é um dos maiores produtores de azeite de oliva do mundo e possui 6 regiões certificadas com Denominações de Origem Protegida (DOP), o que garante a tradição e a excelência de produção dos azeites. O grupo passará  por 4 das 6 DOP, sendo que toda a viagem será acompanhada por Adriana Viégas, Sommelière de Azeites e Vinhos. O grupo visitará também os olivais para conhecer os diferentes processos de plantio, tratos culturais e colheita dos frutos.

O grupo estará em viagem durante um momento fundamental para a produtividade das oliveiras,  que florescem na primavera e o fruto começa a se formar para amadurecer, sendo que a colheita se inicia normalmente no começo do inverno entre outubro e novembro. Para trazer as melhores informações da produção de azeite, foi elaborado um roteiro que irá proporcionar uma experiência única e inesquecível, combinamos atividades técnicas, lazer, cultura, culinária e excelente logística de hospedagem e transporte.

rota azeite 0003

O roteiro de 12 dias sairá de São Paulo no dia 09 de Novembro e primeiramente passará por Lisboa, capital de Portugal. O grupo poderá conhecer os principais pontos turísticos da cidade, que tem se destacado por iincentivos à sustentabilidade ambiental e plataformas sociais inovadoras. Após conhecer Lisboa, o grupo passará por diversos locais no interior do país, seguindo para a região de Évora e Alentejo, aonde passarão pelo Herdade do Esporão, propriedade onde a cultura da oliveira existe há várias gerações. Parte deste olival segue o sistema tradicional, sendo os olivais mais novos conduzidos em regime intensivo.

De lá, o grupo seguirá para conhecer a região do Ribatejo, conhecida por seus azeites, vinhos, e coudelarias (haras). A visita técnica será na Quinta da Lagoalva de Cima para degustação assistida de azeites e vinhos. Com cenário de beleza única na margem sul do Rio Tejo, a Quinta tem sua produção de azeites e vinhos atestada desde 1888. Plantado há cerca de 200 anos pelo 2º Duque de Palmela, o olival é composto por imponentes oliveiras de origem italiana, as variedades Frantoio e Moraiolo, harmonicamente plantadas em solo arenoso da Lezíria Ribatejana, que produzem um azeite frutado, suave, com um ligeiro toque amargo e picante.

 rota azeite 0004

Em Cascalhos, a viagem passará pela oliveira mais antiga de Portugal, com 3.350 anos e conhecida como a “Oliveira do Mouchão”. Mais adiante, outra visita técnica está programada em Mirandela, aonde o grupo conhecerá a Casa de Santo Amaro, que possui azeites entre os mais premiados do mundo, e está situada na aldeia de Sucçães. O grupo conhecerá os olivais, os lagares e todo o processo de elaboração e engarrafamento do azeite, reconhecido pelo seu elevado padrão de qualidade.

O fim da viagem será na cidade do Porto, aonde o grupo terá momentos de lazer e a oportunidade de conhecer a Vila Nova de Gaia, para conhecer uma das adegas do famoso Vinho do Porto, a Cave Cálem. Lá será mostrado todo o processo de produção, desde o plantio das uvas, passando pelo seu processamento, em seguida os armazéns e o engarrafamento. Na sequência, o grupo retornará para o Brasil em voo com destino para São Paulo. 

Para receber o programa completo e ter mais informações, faça seu cadastro no quadro abaixo:

rota azeite 00002

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário