Cargill engaja produtores para recuperação de pastagens e recomposição de APPs e Reserva Legal no Triângulo Mineiro

Publicado em 18/08/2022 12:59
Parceria atenderá cerca de 200 produtores, com mapeamento de 3 mil hectares de pastagens para recuperação e 1,2 mil hectares de Áreas de Preservação Permanente para restauração

Incentivar ações sustentáveis não é suficiente, é preciso engajar a todos da cadeia de suprimentos. É isso que a Cargill, empresa parceira escolhida pelos agricultores, tem feito ao renovar seu compromisso com uma agricultura sustentável no Brasil, com foco em preservação ambiental e, ao mesmo tempo, desenvolvimento e resultados econômicos. Dentre as ações apoiadas pela companhia estão a restauração e preservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, além de auxílio para regularização ambiental.

A parceria com o Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Senar, Inaes e o Sindicato Rural de Uberlândia é destaque neste sentido. Ela tem objetivo de promover e engajar a recuperação de pastagens e recomposição de APPs e Reserva Legal, por meio de assistência técnica e insumos, incluindo a implementação da Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) no Triângulo Mineiro, mais especificamente na área do Alto Paranaíba, cujas principais cidades são Uberaba e Uberlândia. 

A região possui importância estratégica no agronegócio pela sua localização e é nacionalmente conhecida pela qualidade, em especial, no cultivo da soja, leite, café arábica e cana-de- açúcar.

“Essa iniciativa está alinhada com o propósito da empresa em nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Por meio da restauração de ecossistemas e de APPs, a Cargill vai se juntar ao produtor rural para construir um caminho para uma agricultura que seja cada vez mais sustentável, eficiente e resiliente”, afirma Raphael Hamawaki, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Os agricultores da região contam com assistência técnica e insumos para promoção da recuperação de pastagens, além de preparo para recuperar e conservar a vegetação das APPs e de áreas de Reserva Legal. Também há o incentivo à adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono e o uso consciente dos recursos naturais. Ao fortalecer seu compromisso com uma agricultura sustentável, consequentemente, a Cargill também aposta na garantia da segurança alimentar do planeta.

edad4a49-bb13-4779-9260-bb3c06d5bef3
Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) no Triângulo Mineiro - Foto: Divulgação

Na primeira etapa do programa serão 200 produtores atendidos, com estimativa inicial de 3 mil hectares mapeados de recuperação de pastagens e 1,2 mil hectares para restauração de mata ciliar de APPs. A meta é que para cada dois hectares recuperados de pastagem haja a recuperação de 1 hectare de mata nativa nas áreas de APP do rio Tijuco, afluente do rio Paranaíba e que nasce em Uberaba.

No projeto, a Cargill terá essa função de mapear pecuaristas e produtores de soja e milho da região, além de checar o estado de regularização ambiental das propriedades, identificar o passivo ambiental e trabalhar em parceria na restauração das áreas de cultivo. Também será viabilizado acesso à técnica para melhoria da eficiência produtiva e sustentabilidade. Os produtores terão acesso a insumos e mudas para recuperação de pastagens e adequação ambiental, visando um sistema de agropecuária regenerativa.

“Este é um dos primeiros projetos em desenvolvimento, mas teremos outros em diferentes regiões do País. Isso porque o escopo de recuperação de áreas degradadas está em áreas de proteção legal ou pastagens e também pode ser aplicado em outras localidades, levando assistência técnica gratuita, orientação e capacitação para produtores rurais de grãos ou pecuária de corte e leite, situados em bacias hidrográficas prioritárias”, acrescenta Hamawaki.

Uma integração que dá certo, com possibilidades diversas e caminhos para os produtores rurais na conservação da biodiversidade, conciliando produtividade e rentabilidade econômica.

Para saber mais sobre as ações sustentáveis da Cargill, clique aqui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cargill

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário