Problema do suco de laranja brasileiro no mercado norte-americano

Publicado em 11/01/2012 14:08 1291 exibições
Nesta terça-feira (10) a imprensa divulgou uma nota do FoodandDrugAdministration(FDA) informando sobre a detecção de traços de carbendazim no suco de laranja brasileiro.

O carbendazim é um principio ativo usado legalmente em vários fungicidas, aprovados pelos órgãos competentes dos principais mercados brasileiros, utilizados na citricultura, porém este princípio ativo não é aprovado para uso em laranjas nos EUA.

O FDA decidiu que os níveis de carbendazim detectados no suco de laranja não apresentam riscos à saúde e, portanto, não vai retirar do mercado o produto. Se os testes futuros indicarem níveis de carbendazim que venham representar riscos à saúde dos consumidores, o publico será alertado e o produto será retirado do mercado.

O que preocupa o mercado é que o FDA poderá impedir a entrada de novos lotes, em transito, para os EUA, caso o carbendazim seja detectado.

Esta decisão contribuiu para que o suco de laranja atingisse o limite de alta na Bolsa dos EUA, uma vez que se o produto brasileiro for rejeitado, será muito difícil encontrar outro fornecedor capaz de suprir a demanda do mercado de suco norte-americano.

Tags:
Fonte:
Associtrus

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário