Suco de Laranja: EUA retiram medidas antidumping contra produto do Brasil

Publicado em 15/03/2012 15:04
As medidas antidumping contra o suco de laranja brasileiro, que estavam em vigor desde 2006, foram retiradas pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC) nesta quarta-feira (14). Autoridades norte-americanas afirmavam que as exportadoras brasileiras vendiam o produto no exterior com preços abaixo do praticado no mercado interno. 

Como explica uma matéria do G1 com a Reuters, medidas antidumping devem ser retiradas cinco anos após sua entrada em vigor, a menos que o Departamento do Comércio determine que a revogação da decisão resulte em perdas materiais por um período razoável de tempo.

Agora,a USITC afirma que as exportações brasileiras não mais são uma ameaça aos produtores dos EUA e, em nota divulgaram "como resultado da determinação negativa da Comissão, a ordem existente sobre as importações do produto do Brasil serão revogadas". 

Ao G1, o Ministério das Relações Exteriores informou que essa medida trata de uma decisão soberana do governo norte-americano e que deverá beneficiar os exportadores brasileiros. 

Por outro lado, nos Estados Unidos, os produtores estão decepcionados com a decisão. Em nota, o vice-presidente do Florida Citrus Mutual (FCM), organização de produtores de suco de laranja da Flórida, Michael Sparks, disse estar extremamente desapontado. 

"Nos últimos cinco anos, os processadores brasileiros seguiram despejando produto barato nos Estados Unidos como seu mercado residual, e não consigo ver qualquer razão para que parem, especialmente se as medidas antidumping forem retiradas", disse. 

Com informações do G1 e da Reuters. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário