Citricultores seguem colhendo bons frutos no RS

Publicado em 04/07/2013 18:41

A colheita da bergamota Ponkan está com 65% das frutas colhidas, apresentando excelente cor e sabor. Segundo dados do Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, o vento frio prejudicou a cultivar, principalmente nos pomares localizados em áreas mais altas, mais expostas ao vento frio. As temperaturas mais baixas da última quinzena reduziram a população da mosca-das-frutas e, em consequência, reduziram o dano causado às frutas cítricas, principalmente as laranjas, que estava bastante intenso. Os citricultores continuam realizando o tratamento para o controle de doenças, principalmente para o controle da pinta-preta e do cancro cítrico. 

A área semeada com trigo avançou durante o período, atingindo 78% da área prevista para esta safra no Estado. Segundo informações da Emater/RS-Ascar, em nível geral, há boa germinação e emergência das plântulas, o que têm conferido um bom desenvolvimento vegetativo às lavouras, neste início de ciclo. Entretanto, devido à alta umidade, começam a aparecer os primeiros focos de doenças fúngicas e pragas, principalmente de solo, de forma localizada e pontual. Em termos de comercialização, a saca de 60 kg ficou cotada, como referência estadual, em R$ 30,77. Um aumento de 0,39% em relação à semana passada. 

Na região da Campanha, a colheita do sorgo está chegando ao final, tanto nas lavouras para silagem como para grãos, com produtividade em torno de 3.000 kg/ha. O que está restringindo o aumento da produtividade, num ano de boa distribuição de chuvas, ainda é o nível de tecnologia adotado, principalmente quanto ao controle de inços e adubação, esta última geralmente deficiente. 

Restando apenas pequenas áreas de propriedades familiares para serem colhidas, a safrinha do feijão pode se considerar encerrada. Neste momento, os agricultores que ainda mantêm parte de sua produção esperam, quando possível, o melhor momento para realizar vendas. A semana permaneceu estável, mantendo os preços muito bons aos produtores. 

Na região das Missões, em Porto Xavier, a alta umidade dos últimos dias prejudicou a colheita mecanizada da cana-de-açúcar destinada à indústria de etanol. A colheita manual para as agroindústrias de melado e açúcar mascavo continua, e o produto final está muito bom. Produtores de cana-de-açúcar estão implantando novas áreas para renovação do canavial; assim como os produtores de melado estão satisfeitos com as boas produtividades da cana-de-açúcar e com o preço dos produtos. 

A ocorrência de baixas temperaturas e dias nublados, características climáticas naturais durante o Inverno gaúcho, fazem com que a brotação de muitas espécies forrageiras nativas fiquem parcialmente paralisadas. No entanto, as pastagens cultivadas de Inverno, principalmente as gramíneas, como aveia e azevém, apresentam bom desenvolvimento vegetativo. As áreas implantadas na entrada do outono estão em plena fase de pastoreio, na maioria das propriedades. A ocorrência de chuvas no período favoreceram o desenvolvimento destas pastagens cultivadas e a realização da prática de adubação em cobertura com fertilizantes nitrogenados. Nestas condições, os criadores devem estar atentos para o bom manejo dos animais nas áreas de pastagens cultivadas, evitando o pisoteio excessivo das áreas, especialmente nos dias em que a umidade do solo está muito elevada, evitando assim danos às plantas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário