Citricultores reivindicam solução para problemas antigos do setor em reunião nesta quinta-feira (01)

Publicado em 01/08/2013 14:50 e atualizado em 01/08/2013 15:56

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, confirmou nesta quinta-feira (01), que o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, autorizou o pagamento da subvenção aos produtores de laranja, que participaram dos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). O governo havia suspendido o pagamento da subvenção  depois de suspeitas de fraude nos leilões, realizados entre setembro do ano passado e janeiro deste ano.

Essa medida foi anunciada depois que um grupo de citricultores paulistas realizou uma manifestação em frente ao Ministério da Agricultura, em Brasília, nesta manhã, protestando contra a falta de apoio federal ao setor. 

O pagamento da subvenção é apenas um item da pauta de reivindicações que os produtores devem apresentar numa reunião às 15 horas com o Ministro Antônio Andrade.  

O presidente da Câmara Setorial da Laranja Marco Antônio dos Santos lembra que as reivindicações são praticamente as mesmas já aprovadas em safras anteriores. Entre elas, recursos para financiamento de custeio e investimentos, inclusão da laranja no Programa de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) a R$ 10,10 a caixa de 40,8kg, a prorrogação das dívidas dos produtores, que no estado de São Paulo chega a R$ 1 bilhão e a liberação de crédito para erradicação de pomares improdutivos. 

O setor também quer contestar o veto da presidente Dilma Rousseff à inclusão do suco de laranja 100% puro na cesta básica, que implicaria na desoneração do produto através da redução de PIS/COFINS para o suco. 

Entre as novas reivindicações, o grupo pede mais atenção e soluções para as questões fitossanitárias, como no caso do greening.

Em Brasília, onde a reunião acontece, cerca de 50 produtores manifestam com faixas e 200 caixas de laranja que serão distribuídas à população. O grupo veio  de ônibus do polo citrícola de São Paulo. De acordo com eles, as dificuldades financeiras impediram muitos citricultores de se descolarem até a capital federal.

Assista aqui a entrevista do presidente da Câmara Setorial da Laranja, Marco Antônio dos Santos.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Juliana Ibanhes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário