Ações para incentivar o controle do greening pautaram primeira reunião do grupo de trabalho de combate à doença

Publicado em 20/07/2017 11:28

Criar uma ação integrada envolvendo a cadeia produtiva e o poder público para conscientizar a sociedade sobre a importância do controle do greening (huanglongbing/HLB) e mostrar os impactos da doença, que causa perda de frutos, diminui a qualidade da fruta e reduz a produtividade dos pomares. Essa foi a pauta da primeira reunião do Grupo de Trabalho de combate ao greening, realizado na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na tarde de terça-feira (18), em São Paulo.

Foram discutidas ações para manter a doença sob controle e garantir o diferencial de competitividade da citricultura nacional, por meio de incentivo à pesquisa e transferência de tecnologias de manejo, capacitação do produtor rural, fiscalização de pomares abandonados ou mal manejados e revisão da legislação para ter um controle mais eficiente. Para combater a disseminação do vetor é preciso eliminar todos os focos da doença, inclusive fora dos pomares.

A citricultura é o agronegócio que mais emprega mão de obra humana por hectare. Ao afetar a produtividade dos pomares, o greening compromete a geração de empregos, enfraquece a atividade comercial da região e acarreta uma série de fatores que se refletem na vida de toda a comunidade.

Para o secretário Arnaldo Jardim, o trabalho conjunto é muito importante para a busca por soluções no combate de pragas e doenças. "Este conjunto possibilitará a coordenação e o incentivo de ainda mais pesquisas e o desenvolvimento de ações sanitárias de forma mais integrada para que a informação alcance nosso citricultor. Essa é uma determinação do governador Geraldo Alckmin", disse.

De acordo com o secretário, o principal foco do trabalho é o controle da doença em áreas sem manejo, na redução das fontes de contaminação e ações de conscientização. "Recentemente, também adotamos o novo sistema de mitigação para o cancro cítrico, um ato até de ousadia do Estado de São Paulo", contou. A legislação estabelece medidas para a comercialização de frutas in natura, tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Para o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, o objetivo é único: controlar a doença nos parques citrícolas do País. “Nesse sentido, o poder público e a iniciativa privada precisam trabalhar em sintonia para criar ações eficientes e mudar o comportamento da sociedade, em especial do produtor”.

De acordo com Monaco, existem tecnologias desenvolvidas para o controle do greening que são eficientes, mas é preciso leva-las até o produtor rural. “Hoje, a incidência do HLB no parque citrícola é de 16,73%, o que corresponde a cerca 32 milhões de plantas, porém, nos pomares com até 10 mil pés, que correspondem a cerca de 5,5 mil propriedades, 36,03% plantas estão afetadas pela doença. Então é preciso conscientizar o produtor rural que ele tem um papel fundamental no controle dessa doença”, destacou.

O greening

Considerada uma das piores doenças na citricultura, o greening (huanglongbing/HLB) permanece alto no parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o levantamento do Fundecitrus 2017, divulgado em junho, a doença contamina 16,73% das plantas do parque, o que representa 32 milhões de árvores doentes.

Na Flórida, nos Estados Unidos, o greening atinge cerca de 90% das plantas. De acordo com o gerente geral do Fundecitrus, Antonio Juliano Ayres, que recentemente voltou de uma visita ao estado norte-americano, é preciso estar em alerta para que esse mesmo erro não aconteça no Brasil. “Os americanos não adotaram as medidas de manejo adequadas quando a incidência do greening era baixa, e hoje, a doença avançou ganhando grande dimensão o que fez a produtividade caisse de 40 para 23 toneladas por hectare”.

O greening foi identificado em 2004 no parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais, principais estados produtores de citros do Brasil. Nesse período, já causou a erradicação de 100 mil hectares e a eliminação de 46 milhões de plantas.

A regiões sul e centro paulista apresentaram maiores incidências da doença, com 32,26% e 24,76%, respectivamente. As regiões mais afetadas são Limeira, com 39,48%, Brotas, com 36,80%, e Porto Ferreira, com 25,48% dos pomares contaminados.

O psilídeo Diaphorina citri é o inseto transmissor da bactéria que causa a doença e ele vive em plantas de citros. As árvores de pomares abandonados, mal manejados e de quintais na área urbana e rural, que não tem o controle do psilideo e a eliminação das doentes, e que são importantes criadouros do psilídeo e da bactéria do greening. Por isso, para controlar o greening é necessário o engajamento do setor público e privado e também a participação da sociedade.

“Unidos contra o greening”

O Fundecitrus lançou uma campanha de incentivo ao controle do greening. O objetivo da ação “Unidos contra o greening” é conscientizar os diferentes elos do setor citrícola e da sociedade.

O objetivo desse trabalho não é simplesmente diminuir as chances de disseminação da doença, e sim ampliar as condições de desenvolvimento de toda a comunidade.

A manutenção da citricultura brasileira no topo do mundo depende da união dos elos do setor citrícola e da sociedade. Saiba mais sobre a campanha no vídeo:https://bit.ly/2tnOTrP.

GTT

O grupo de trabalho de combate ao greening foi instituído durante aa 39ª Semana da Citricultura, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Insituto Agronômico (IAC), em Cordeirópolis no dia 5 de junho de 2017.

O grupo envolve profissionais da Secretaria, com a participação do próprio secretário Arnaldo Jardim, Alberto Amorim (Câmaras Setoriais), João Brunelli Júnior (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - Cati), Mário Sérgio Tomazela, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Marcos Antonio Machado, do Instituto Agronômico (IAC), além de Luis Eduardo Rangel, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Carlos Ribeiro, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Diego Fortes (Associação Brasileira de Citros de Mesa), Lourival Carmo Monaco e Antonio Juliano Ayres (Fundecitrus) e Hamilton Ferreira de Carvalho Rocha (Grupo de Consultores em Citros  - Gconci) e Flávio de Carvalho Pinto Viegas, da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus), representado na reunião por Walkmar Brasil de Souza Pinto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. de Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário