Integrantes de rede de pesquisa discutem atividades para controle de doenças de citros

Publicado em 22/10/2019 16:47 e atualizado em 22/10/2019 17:48
81 exibições

Nos dias 22 e 23 de outubro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizam, em Cruz das Almas (BA), a Jornada Técnica Citribac – Região Nordeste do Brasil.

O Citribac é um projeto da Rede InterAmericana de Citros (Riac) que congrega vários países que possuem atividade citrícola – Argentina, Brasil, Cuba, Costa Rica, República Dominicana, Espanha e Uruguai – e propõe ações relacionadas a prevenção, diagnóstico e manejo de três doenças induzidas por bactérias: huanglongbing (HLB), cancro cítrico e clorose variegada dos citros (CVC). Recentemente a Riac teve um de seus projetos contemplados pela agência espanhola Cyted (Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Harmônico de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação). 

Durante a jornada, haverá apresentações dos órgãos de defesa agropecuária de diversas unidades da federação no Nordeste, palestras de pesquisadores da Embrapa sobre as três doenças, além de visita a campo e a packing house em Cruz das Almas e aos laboratórios de Fitopatologia e Entomologia da Unidade de pesquisa. O evento é organizado por Suely Brito, fiscal estadual agropecuário, coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros da Adab e do projeto Citribac.

Tags:
Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

0 comentário