Safra 2019/20 teve a maior taxa de queda de frutos

Publicado em 31/07/2020 09:59

A taxa de queda de 17,63% registrada na safra 2019/20 é a mais alta já medida pelo Fundecitrus desde o início da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES), em 2015. O aumento da intensidade do greening e o crescimento populacional de bicho-furão e mosca-das-frutas foram os principais motivos associados às pragas e doenças. A queda total de frutos foi estimada em cerca de 83 milhões de caixas.

1º Natural, mecânica ou climática: 5,15% (24,18 milhões de caixas)

6º Cancro cítrico: 0,38% (1,80 milhão de caixas)

Enquanto a porcentagem de frutos derrubados por queda natural se manteve em relação à safra passada, o greening passou de terceira para a segunda principal causa em 2019/20. “Isso se deve à elevada incidência e severidade da doença observadas na última safra, principalmente nos pomares onde os produtores optaram por não eliminar as plantas doentes”, explica o pesquisador do Fundecitrus Renato Bassanezi.

Não eliminar os pés de laranja contaminados colabora para o aumento da severidade da doença na planta, provocando a queda de frutos e a diminuição da produção. “A manutenção de plantas com greening no pomar sem um controle frequente do psilídeo, além de intensificar a severidade da doença nessas árvores, favorece também o aparecimento de novas plantas com sintomas. Maior incidência e severidade de greening levam a maior taxa de queda e prejuízos”, ressalta Bassanezi.

Sinal de alerta para a leprose

Apesar de baixo, o índice de queda provocado pela leprose vem aumentando progressivamente nos últimos três anos. Para Bassanezi, o crescimento está associado a dificuldades de controle do vetor. “Algumas medidas, como o monitoramento frequente e rigoroso do ácaro, aplicação imediata de acaricidas após detecção do seu nível de ação e uso de volume de calda correto são importantes para a eficiência do manejo”, cita.

Norte: 16,72%

Centro: 18,79%

Sudoeste: 13,11%

Os setores Sul e Centro apresentaram taxa de queda acima da média do cinturão citrícola devido à alta incidência de laranjeiras com greening e à grande quantidade de árvores com elevada severidade da doença. De acordo com o último levantamento de greening do Fundecitrus (2019), Sul e Centro apresentavam as maiores incidências da doença, 36,96% e 30,76%, respectivamente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CitrusBR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário