Avançam negociações para fusão Citrosuco-Citrovita

Publicado em 16/03/2010 13:32

A intenção é criar uma nova companhia cujo controle seria dividido em partes iguais

Os grupos Fischer e Votorantim negociam unir suas operações no segmento de suco de laranja, no qual atuam por meio das empresas Citrosuco e Citrovita, duas das maiores companhias do setor. O Valor apurou que as discussões avançaram nos dois últimos meses.

Em busca de escala em tempos de demanda estável, o plano envolve todo o negócio de suco das empresas, incluindo fábricas, estrutura logística e pomares de laranja em produção ou em desenvolvimento nas fazendas próprias de ambas. As terras pertencentes aos dois grupos não entrariam no negócio. A intenção é criar uma nova companhia cujo controle seria dividido em partes iguais por Fischer e Votorantim, ainda que, hoje, a Citrovita seja bem menor que a Citrosuco e tenha de ganhar musculatura para ter o mesmo peso na sociedade.

Fontes do setor afirmam que a proposta de fusão partiu da Citrovita e que não há data marcada para o desfecho das negociações, que poderão durar até um ano - apesar de alguns conceitos já estarem acordados. A gestão da nova companhia deverá ser liderada pela Citrosuco.

A fusão precisará ser aprovada pelas autoridades de defesa da concorrência, que já investigam as empresas do setor. A Citrosuco é a segunda maior exportadora de suco de laranja do país, à frente justamente da Citrovita. Juntas, praticamente empatariam com a Cutrale, tradicional líder do ranking nacional e mundial. Também forte no país, a francesa Louis Dreyfus Commodities completa o seleto grupo das quatro grandes exportadoras. O Brasil domina mais de 80% das exportações globais do produto congelado e concentrado e não concentrado - que ganha espaço desde 2003.

O parque produtivo do segmento está centralizado no Estado de São Paulo, onde as indústrias têm suas fazendas próprias de laranja, seus fornecedores terceirizados da fruta e as fábricas de processamento. Consultadas pelo Valor, a Citrovita disse que não comenta rumores de mercado e a Citrosuco não se pronunciou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário