Produtores de suco de laranja comemoram boa fase

Publicado em 11/10/2010 16:34

O Brasil consolida-se a cada dia como o maior produtor mundial de suco de laranja e a tendência é de que os números subam ainda mais em 2011. Quem conversou com PortoGente sobre o assunto foi Christian Lohbauer, presidente da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus-BR).

Ele também falou sobre os gargalos logísticos e disparou: “a diferença é que nossos terminais portuários são próprios e contamos com infraestrutura melhor se comparado com outros setores.”

PortoGente – Qual a importância do Brasil no mercado global do suco de laranja?
Christian Lohabauer – O Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo. Seis a cada dez copos consumidos no mundo são produzidos no Brasil. Por ano, são exportadas cerca de 1,4 milhão de toneladas de suco, o que representará, este ano, num faturamento em torno de US$ 2 bilhões (R$ 3,7 bilhões).

PortoGente – Para o exportador de laranja, o que é mais interessante? Um real valorizado ou um dólar em pleno vigor financeiro?
Christian Lohabauer – Com certeza, para a indústria exportadora de suco de laranja, um real mais desvalorizado frente ao dólar, assim como para todas as outras commodities, deixa o produto brasileiro mais competitivo no exterior, favorecendo as vendas.
 
PortoGente – Quais os principais gargalos logísticos que os produtores de suco encontram?
Christian Lohabauer – O suco de laranja, a exemplo de outras commodities, enfrenta problemas parecidos com os setores exportadores, mas com a diferença de que seus terminais portuários são próprios e contam com uma infraestrutura melhor se comparado com outros setores.

PortoGente – Por qual porto é escoada a maioria do suco produzido no Brasil? Neste porto, as condições de infraestrutura são as melhores?
Christian Lohabauer – O suco de laranja produzido no Brasil é exportado via Porto de Santos, que, conforme comentado anteriormente, tem terminais próprios nos quais o suco é estocado e embarcado em navios também próprios. Por isso, as condições são certamente melhores do que as encontradas por outros produtos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Porto Gente

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário