Ministério da Agricultura fará três levantamentos anuais de laranja

Publicado em 03/11/2010 13:06
Na primeira divulgação, Wagner Rossi afirmou que dados periódicos balizarão decisões do setor.
Líder mundial nas exportações de suco de laranja, o Brasil terá, a partir de hoje, informações oficiais de safra, a serem divulgadas três vezes por ano (março, julho e dezembro), pelo Ministério da Agricultura. O primeiro levantamento da produção da fruta foi anunciado nesta quarta-feira, 3 de novembro, pelo ministro Wagner Rossi, a partir do estudo realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Inicialmente, as informações foram relativas à produção paulista, que responde por cerca de 75% da safra brasileira de laranja. A ideia, segundo o ministro, é estender o levantamento para o restante do país em 2011.

“Hoje, o ministério tem condições de ofertar informações de altíssima qualidade para que o produtor rural possa tomar suas decisões, com a melhor base possível”, destacou Rossi. A partir dos dados relativos a área total, produção, produtividade e condições climáticas, os produtores poderão balizar o plantio e os preços do produto. O ministro disse, ainda, que a iniciativa coloca o Brasil no mesmo nível de outros países com maior tradição nesse campo, citando o caso do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA, sigla em inglês), que fornece periodicamente dados sobre a produção de laranja dos Estados Unidos e de outros países.

Rossi declarou total apoio do governo ao setor de citros e elogiou os avanços na integração de produtores, indústrias e exportadores de laranja. “O governo está inteiramente ao lado da cadeia produtiva nesse esforço de entendimento pela busca de uma solução harmônica para todos”, disse. E completou: “Só haverá um produtor respeitado e com resultados quando todos os elos daquela cadeia estejam atendidos”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário