Produção de laranja em SP deve chegar a 377 mi de caixas

Publicado em 01/09/2011 10:45
A produção de laranja do estado de São Paulo deve chegar este ano a  377,06 milhões de caixas de 40,8 kg da fruta. Os números são do último levantamento realizado pela Conab e divulgado nesta quinta-feira (1º), em Brasília.

Houve um aumento de cerca de 27% em relação à safra passada (322,17 milhões de caixas) e de 6,22% comparado ao levantamento (354,98 milhões de caixas) realizado no mês de maio. Já a área ocupada diminuiu, ficando em 580,57 mil hectares,  enquanto que no último estudo chegou a 601,6 mil ha.  A redução se deve à erradicação de pomares improdutivos e à migração das pequenas propriedades para o plantio de cana-de-açúcar. A área em produção é de 535,01 mil ha e a produtividade média atual atinge 704,78 caixas/ha e 1,92 caixa/pé.

A produção cresceu, mesmo com a redução de área. Isto se deve à tecnologia  aplicada aos novos pomares e à substituição de áreas improdutivas por novos plantios, com maior potencial produtivo. Do total produzido, 86%, ou cerca de 324,3 milhões de caixas, vão para as indústrias processadoras de suco, enquanto que 14%, ou as 52,79 milhões de caixas restantes, seguem para o mercado de consumo in natura.

A pesquisa da safra da laranja é feita pela Conab em parceria com a Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Utilizam-se recursos de amostragem probabilística estratificada, seguindo o critério de segmentação. Os dados foram coletados entre julho e agosto deste ano, mediante aplicação de questionários junto às unidades de produção agrícola.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário