Zoneamento agrícola orienta o plantio de citrus

Publicado em 05/09/2011 08:16
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 31 de agosto, o estudo de risco climático para o plantio de citrus em sete estados. O zoneamento agrícola com a lista dos municípios que estão aptos e os períodos mais adequados para o cultivo foi publicado nas portarias de 342 a 348 do Diário Oficial. (https://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=31/08/2011&jornal=1&pagina=14&totalArquivos=192)

O estudo de risco climático indica o melhor período para plantar a cultura em cada município do país, segundo a análise histórica do comportamento do clima. No caso do citrus, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina apresentam as melhores condições para o cultivo.

Em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o melhor período para o plantio de citrus é entre 1º de outubro e 31 de março. Já no Rio Grande do Sul o período mais indicado vai de 1º de maio a 31 de agosto, e em Santa Catarina o plantio deve ser feito de 1º de abril a 30 de novembro.
 
As espécies de citrus contemplam diferentes grupos de plantas, tais como a laranja doce e azeda, a tangerina, o limão, a lima ácida, a toranja e o pomelo, que são cultivadas em diferentes regiões do mundo, podendo ser adaptadas a distintas condições climáticas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário