Projeto ampliará acesso à inseminação artificial para produtores de leite

Publicado em 17/01/2022 16:28
Iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Serviços Rurais & Meio Ambiente de Dom Bosco (MG) levará melhoramento genético para pequenos produtores leiteiros da região; primeiras 500 doses de sêmen já foram entregues

A ABS, líder do setor de genética bovina, continua engajada no seu compromisso de democratizar o acesso à genética e à inseminação artificial (IA). Em Dom Bosco (MG), a empresa está dando início a um projeto inovador, em parceria com o governo municipal da cidade, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Serviços Rurais & Meio Ambiente, que irá levar o melhoramento genético a produtores de leite locais.

O projeto, criado pela prefeitura de Dom Bosco, prevê a doação de doses de sêmen e mão de obra para execução dos protocolos de inseminação artificial. Entre as empresas que se propuseram a participar da iniciativa, a ABS foi a escolhida – resultado não só da qualidade da sua genética, mas da competência do seu time técnico, como explica o técnico Produto Leite, Marcus Vinícius Rosa da Silva.

"A prefeitura doará o sêmen com genética ABS e os hormônios para os protocolos de indução de cio, além da mão de obra para execução desses protocolos, por meio de uma médica veterinária, utilizando apenas recursos do governo municipal. O time técnico ABS ficará responsável pelo auxílio aos produtores e à própria equipe do poder público, assegurando a otimização de cada fase do processo, como o manejo dos animais", comenta.

Além de proporcionar avanços de lucratividade e produtividade nas fazendas leiteiras, o projeto também contribui de forma significativa para a ampliação do acesso à genética e às tecnologias reprodutivas.

"Cerca de 80 a 90% dos produtores participantes nunca fizeram inseminações nos seus rebanhos. É uma grande oportunidade para levar ao pequeno produtor as vantagens do melhoramento genético. As expectativas para esse projeto são as melhores possíveis", comemora Marcus.

A equipe técnica da ABS fez visitas preliminares às propriedades leiteiras da região para selecionar os produtores aptos a participar da iniciativa. "Qualquer produtor que tenha a estrutura básica para receber a inseminação artificial está apto a receber as doses de sêmen do projeto", diz o técnico.

A primeira remessa de sêmen soma 500 doses de genética das raças Holandesa e Girolando. Uma segunda remessa, com a mesma quantidade, já está prevista para ser entregue nas propriedades.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário