Seminário discute o profissional em logística agroindustrial

Publicado em 21/03/2013 11:30
Com uma supersafra de grãos prevista para 2013, Sila trata da formação de mão de obra e seu atendimento às demandas do mercado
As inscrições estão abertas para o 10º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial (Sila), que será realizado no auditório da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Piracicaba/SP) em 25 de março, das 8h às 18h. Com o objetivo de propor uma discussão ampla sobre mercado de trabalho e formação de mão de obra, palestrantes renomados internacionalmente falarão sobre o profissional de logística do ponto de vista dos setores público, privado e academia. 

A edição atual do seminário propõe aos convidados o debate "Logística: Qual a formação profissional ideal?". O Sila é promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-LOG), da Universidade de São Paulo (USP).

Os palestrantes da área empresarial terão a missão de iniciar as discussões sobre a formação profissional frente aos desafios do setor privado. Julio Fontana Neto, presidente da Rumo Logística, é um dos nomes já confirmado para as exposições neste décima edição do seminário internacional.

O evento segue com debates no universo do setor público. Expectativas e oportunidades acerca do profissional em logística serão tratadas por Fábio Carvalho, gerente da Superintendência de Transporte de Carga da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A contribuição da academia na formação do profissional terá as exposições de Hugo Tsugunobo Yoshida Yoshizaki, professor doutor da Escola Politécnica da USP, Mário Otávio Batalha, professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, e de Joel Sutherland, diretor do Supply Chain Management Institute, da Universidade de San Diego (EUA).

Após as explanações de cada área – privada, pública e academia – será aberto um tempo de 20 minutos para questões do públicos aos palestrantes. O diretor da Esalq e fundador do Grupo Esalq-LOG, professor José Vicente Caixeta Filho, fará a abertura do evento, às 8h30, e a programação segue até as 18h. 

O tema do 10º Sila vai de encontro com a situação agrícola brasileira que se instala neste ano juntamente a um colapso logístico nacional por conta da supersafra estimada para 2013.  Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil vai gerar uma colheita de 180 milhões de toneladas de grãos, 14 milhões a mais que na safra anterior. O mesmo órgão aponta que, juntos, os 176 armazéns públicos e privados do país têm capacidade de estocagem para o máximo de 145 milhões de toneladas de grãos.

Portanto, seja na área da armazenagem, escoamento ou fretes, o seminário permeará soluções para a logística em relação ao profissional demandando e a dimensão que este mercado de trabalho pode e deve tomar para fazer com que as cargas agrícolas cheguem até os mercados interno e externo. Assim, o 10º Sila levantará questões como a demanda do mercado em termos de habilidades e formação de um profissional de logística; se esta demanda é conhecida e se tem sido atendida pelas instituições de ensino; e se os profissionais estão preparados.

O Sila é promovido anualmente pelo Grupo Esalq-LOG e busca reunir academia e mercado entorno de discussão de temas relevantes e relacionados à logística do agronegócio. A primeira edição do evento ocorreu em 2004, com o tema “Transporte e Armazenamento de Granéis Sólidos Agrícolas”.

O Grupo Esalq-LOG existe desde 2003 e é institucionalmente ligado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. O principal objetivo do grupo é desenvolver estudos e pesquisas aplicadas em logística que promovam a facilitação de negócios nacionais e internacionais. As principais produções são o Sistema de Informações de Fretes (Sifreca), Sistema de Informações de Armazenagem (Siarma), projetos para a iniciativa privada e pública, além da promoção de eventos como o Sila e cursos de difusão.

SERVIÇO
Sobre o 10º Sila, as inscrições são realizadas por meio da página eletrônica da Fealq (https://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=3), que também pode ser acessada pelo blog do grupo (esalqlog.wordpress.com), no menu esquerdo. Mais informações pelo telefone do Grupo Esalq-LOG, (19) 3429-4580, ou pelo site log.esalq.usp.br. O Auditório da Coplacana fica na avenida Comendador Luciano Guidotti, 1.937, Jardim Caxambú, Piracicaba, São Paulo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Grupo Esalq-LOG/Usp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário