Porto de Paranaguá apresenta sistema de gerenciamento de cargas para SEP

Publicado em 11/04/2013 16:52
Appa detalha o Carga Online para representantes da SEP. Informações vão integrar o projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente do programa Porto Sem Papel
Nesta quinta-feira (11), representantes do Departamento de Sistemas e Informações Portuárias (DSIP), da Secretaria de Portos (SEP), estiveram no Porto de Paranaguá para conhecer a fundo como são monitorados os veículos que chegam para descarregar grãos em Paranaguá. O Sistema Carga Online, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), servirá como experiência para o sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente que o Governo Federal pretende implantar através do programa Porto Sem Papel (PSP).

Durante todo o dia, a equipe da Appa detalhou o sistema logístico Carga Online, que faz o gerenciamento do fluxo dos veículos carregados com grãos até o porto. O sistema estabelece quotas diárias de recebimento de caminhões e vagões para cada terminal/operador, evitando as filas. As cargas só são liberadas quando existe local disponível em armazém para receber o produto e navio nominado para receber a carga.

Como explica a engenheira civil e assessora técnica do DSIP da SEP, Mariana Pescatori, as informações levantadas junto à Appa são essenciais para o desenvolvimento da segunda fase do programa Porto Sem Papel, que unifica as informações e procedimentos dos portos brasileiros.

“Quando a gente começou a pensar o projeto Porto Sem Papel, o primeiro módulo pensado foi o de gerenciamento e controle de atracação e desatracação. Estamos ampliando para mais um módulo: que é esse do gerenciamento das cargas que entram, através da Cadeia Logística Portuária Inteligente. Para se ter um sequenciamento e controle dos veículos de cargas que acessam o porto para que não estoure a capacidade de cada porto, o que acaba ocasionando as filas”, explica.

Segundo a assessora técnica da SEP, o sistema do Governo Federal será uma ampliação do sistema que a Appa já adota. “O sistema adotado pelo Porto de Paranaguá serviu como experiência prática para este projeto mais amplo da SEP, que pretende mapear todas as demais cargas que acessam o porto e aplicar este novo sistema em todos os portos brasileiros”, complementa a engenheira.

Para o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o que se destaca no sistema Carga Online é o fato deste não ser um sistema engessado. “Enquanto um sistema logístico, o Carga Online está em constante aperfeiçoamento para que alcance o seu objetivo que é fazer girar a cadeia logística do Corredor de Exportação. Ou seja, manter a sincronia e produtividade do sistema – sem prejuízo algum para qualquer uma  das partes - tanto da comunidade portuária como da cidade”, afirma.

Sistema Nacional - O sistema será implantado em 12 portos. Antes de passar pelo Porto de Paranaguá, o projeto da SEP já foi iniciado nos portos de Vitória, Santos, Fortaleza e Pecém. “Agora estamos em Paranaguá para fazer um levantamento de dados com todos os terminais e com toda a comunidade portuária. Vamos fazer uma simulação e implantar um modelo que já foi nacional, mas que considera as especificidades que verificamos em Paranaguá”.

A modelagem do projeto está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), num segundo momento será realizada a adequação pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – para cada porto.

O sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente está inserido no PSP e prevê a implantação de que permitam o monitoramento da carga destinada ao porto desde sua origem, viabilizando assim o fornecimento de informações com antecedência à comunidade portuária e aos anuentes, facilitando a programação dos recursos para agilizar as operações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Asscom Appa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário